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filocriatividade | #filocri

filosofia para/com crianças e jovens | mediação cultural e filosófica | #ClubeDePerguntas | #LivrosPerguntadores | perguntologia | filosofia, literatura e infância

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28 de Maio, 2021

world play day - dia mundial do brincar

joana rita sousa / filocriatividade

jogar.jpg

brincar é um direito e está contemplado no artigo 31.º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas. 

o jogo é um dos meus recursos preferidos nas oficinas de filosofia, com crianças e jovens. e muitas vezes são as crianças com quem trabalho que sugerem jogos, como o "verdade ou consequência da filosofia".  este foi. um jogo criado em conjunto com um grupo de alunos com o qual trabalhei há uns anos, em contexto de AEC (trabalho de continuidade).

 

“A aula é um jogo, um jogo em que os pensadores, professor e alunos, jogam numa comunicação que se não existir anula completamente o objetivo do próprio ensino." (Gabriela Castro) 

 

brincar permite aprender, interagir, criar, escolher, imaginar, pensar... e filosofar! 

 

no livro Um compromisso ético com a educação, o professor José Pacheco refere o lado do jogo e o exercício do brincar, como atitudes essenciais na relação entre o tutor e o aluno. essas atitudes enquadram-se no paradigma desejável na educação: um paradigma de comunicação, através do qual aprendemos na intersubjetividade, mediatizados pelo objeto de estudo e pelo mundo. 

 

queres saber? pergunta. (dissertação de mestrado - Joana Rita Sousa, Out. 2019)