Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

filocriatividade | filosofia e criatividade

oficinas de filosofia e de criatividade, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / mediação da leitura e do diálogo / cafés filosóficos / #filocri

oficinas de filosofia e de criatividade, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / mediação da leitura e do diálogo / cafés filosóficos / #filocri

31 de Janeiro, 2023

vai subir ou vai descer?

um livro de Isabel Peixeiro (texto) e Soraia Oliveira (ilustrações)

joana rita sousa

fa4uZvBi.jpg

há dias, o senhor carteiro trouxe-me um livro perguntador: vai subir ou vai descer? 

"joana, mas é um livro perguntador por ter uma pergunta na capa?" - sim e não. sim, ter perguntas na capa pode ser uma pista de que estamos perante um livro perguntador. mas isso só não chega. porém, o ponto de interrogação não é condição suficiente para que se possa dizer: está ali um livro perguntador.

então, o que faz de "vai subir ou vai descer?" um livro perguntador? diria que é a situação na qual o livro nos coloca:

Quando entro no elevador,

nem sei o que pensar.

As portas fecham e abrem

e estamos num novo lugar.

estamos num lugar comum a tantas pessoas em tantos lugares do mundo: um elevador. partimos de uma situação quotidiana para perguntar o mundo que nos rodeia. partimos da experiência do elevador cuja porta fecha aqui para abrir ali.

será magia? como é que isto de subir ou de descer, isto de estar aqui e depois ali - como é que isto funciona? o "isto" rapidamente deixa de ser o elevador e passa a ser o mundo. 

este é um livro perguntador pelo convite constante para perguntar - e também para responder. arriscam-se respostas e hipóteses. a filosofia alimenta-se de perguntas e de propostas de respostas. tanto as perguntas como as respostas podem ser revistas, repensadas, relidas - assim como este livro que sobe e que desce no pensamento põe "o cérebro a mexer".

recomendo MUITO a leitura deste livro que é um óptimo trampolim (ou elevador?) para parar, pensar, escutar e dialogar. 

da autoria de Isabel Peixeiro (texto) e Soraia Oliveira (ilustrações) vai subir ou vai descer?  é um  livro editado pela Tcharan [Prémio Matilde Rosa Araújo (Concurso Lusófono da Trofa)].