utilizar mapas mentais em sala de aula - 1º ciclo
já há muito que os meninos se habituaram a ver os meus apontamentos no quadro, numa forma circular. é a minha forma natural de tomar notas - e no quadro não é excepção.
numa sala de 2º ano, na última aula do 1º período, perguntei o que era um mapa, para poder com eles desenhar o mapa das aulas de filosofia. eles já sabem muitas coisas sobre mapas - e descobrimos que sabem muitas coisas sobre filosofia... sobretudo que "estamos à procura de saber o que é a filosofia"
surgiu uma pergunta: "e por que é que fazemos um mapa das aulas, Joana?"
"M., para em Janeiro não nos perdermos e sabermos qual foi o nosso caminho até agora"
o espreguiçar - uma técnica da Dina Mendonça que adoptei no início do ano lectivo - é uma das coisas que os meninos associam a esta aula. "só espreguiçamos na filosofia"
trabalhamos em perguntas, aprendemos o ponto de interrogação e percebemos como é que aprendemos a trabalhar na filosofia.
sendo este um dos grupos com mais problemas de comportamento e com piores resultados ao nível da avaliação, fiquei muito contente por saber que - apesar disso - muito daquilo que são as aulas, as suas rotinas e - sobretudo - os seus processos, começa a ficar interiorizado no seio do grupo.
já no quarto ano, o processo acelerou para a construção do mapa das aulas, com um grupo de alunos super atento, a tirar notas nos seus diários da filosofia (obrigada Tomás Magalhães Carneiro, pela dica super preciosa!)
foram tantas as ideias que o quadro não chegava... foi muito bom ver que os meninos reconhecem uma mudança de comportamento, no sentido de trabalharem mais em equipa e dialogarem em conjunto. "aprendemos coisas que não sabíamos antes"; "resolvemos problemas" e ainda "descobrimos realidades dos colegas" - o F. referia-se ao facto de termos conhecido, numa das aulas, os brinquedos preferidos uns dos outros.
os mind maps - tal como Buzan os concebe - devem ter desenhos e símbolos. estes têm "palavras a mais", como costumo dizer. mas é uma forma de começar a interiorizar outras formas de tomar notas e de organizar o nosso pensamento. e de pequenino...