Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

filocriatividade | filosofia e criatividade

>> oficinas de filosofia, para crianças, jovens e adultos >> formação para professores e educadores (CCPFC) >> nas redes sociais: #filocri | #filopenpal | #FilosofiaAoVivo

filocriatividade | filosofia e criatividade

>> oficinas de filosofia, para crianças, jovens e adultos >> formação para professores e educadores (CCPFC) >> nas redes sociais: #filocri | #filopenpal | #FilosofiaAoVivo

uma oficina de filosofia para jovens

qT_SBZwA.jpg

quando digo nas formações que o facilitador (ou o dificultador ) deve escutar o grupo e estar preparado para abandonar o plano da oficina que prepara com amor e carinho... é disto que falo. ora leia:

👉 preparei uma oficina de filosofia para jovens sobre o tema da linguagem, um tema trabalhado amplamente por filósofos como Wittgenstein e que tem vindo a ser tratado em contextos diferentes (veja aqui os resultados desta pesquisa rápida na Stanford Encyclopedia of Philosophy)
 
👉 desenhei os passos da oficina, incluindo um excerto de uma aula sobre linguagem do INÉF e um vídeo sobre a cadela Buddy
 
 a preparação da oficina é fundamental para que tenhamos uma visão ampla e aprofundada do tema. por isso, se está a ler este artigo e pensa fazer oficinas de filosofia ou já faz essas oficinas, pense no processo de preparação: que tempo lhe dedica? quais as fontes da área da filosofia que consulta para essa preparação? afinal, é FILOSOFIA para/com crianças/jovens. é diálogo FILOSÓFICO. onde está a filosofia? na forma? no contéudo? 
 
 
👉 cheguei à oficina e, tal como noutras oficinas, avancei com a pergunta: há algum tema ou pergunta que gostassem de abordar? 
 
🙆‍♀️ e quando pergunto isto tenho de assumir que poderei ter de abandonar o que preparei.
 
😆 assim foi: a oficina sobre linguagem ficou ali de lado, e partimos para um diálogo sobre sentido da vida, finitude, religião, ética e regras da sociedade. as perguntas que interessavam os jovens eram: "qual é o sentido da vida?" e "o que acontece depois de morrermos?"
 
e agora quem está a ler-me pergunta: "joana, a preparação serve mesmo para alguma coisa? acabaste por trabalhar outro tema."
 
pense na banda de jazz e no que fazem em palco. as bandas de jazz são conhecidas pelo improviso em palco, porém esse improviso exige horas de treino, de preparação. é por isso que é tão importante a preparação, o plano da oficina: no limite, serve para o abandonar para me dedicar ao improviso. 
 
👉 sugestão de leitura: jazzing philosophy with children
 
assumo que o facto de trabalhar nesta área desde 2008 e ter muitas horas de prática e de formação na área deixa-me confiante para avançar para um tema que não preparei para aquela oficina. 
 
 voltando à oficina com os jovens: não descobrimos UMA resposta para o sentido da vida, nem temos grandes certezas sobre o que acontece depois da morte. o que aconteceu foi um diálogo crítico e cuidadoso sobre religião e ética. 
 

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

O que faço?

Filosofia é coisa para miúdos

Fórum na Revista Dois Pontos

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2011
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2010
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2009
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2008
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2007
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D
  196. 2006
  197. J
  198. F
  199. M
  200. A
  201. M
  202. J
  203. J
  204. A
  205. S
  206. O
  207. N
  208. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub