Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

filocriatividade | #filocri

filosofia para/com crianças e jovens | mediação cultural e filosófica | #ClubeDePerguntas | #LivrosPerguntadores | perguntologia | filosofia, literatura e infância

filocriatividade | #filocri

filosofia para/com crianças e jovens | mediação cultural e filosófica | #ClubeDePerguntas | #LivrosPerguntadores | perguntologia | filosofia, literatura e infância

15 de Janeiro, 2023

transformar a sala de aula numa sala de pensar (4.ª edição)

oficina online (8h)

joana rita sousa / filocriatividade

4.png

 

(4.ª edição)

10, 17 e 24 de fevereiro; 3 de março (das 19h às 21h) / online

 com Joana Rita Sousa 


A filosofia para crianças é um programa criado por M. Lipman e que visa introduzir a prática do diálogo filosófico junto dos mais novos.
Nestas oficinas pretendemos compreender a proposta de Lipman, bem como outras propostas que apresentam o diálogo como o espaço fértil para a prática do pensar com os outros. 

 

Descrição:
A presente formação pretende dar a conhecer a estrutura do programa de filosofia para crianças de Lipman, com foco na importância do diálogo. De que forma o diálogo é um trampolim para o pensamento autónomo? 
Ainda que o título refira “sala de aula”, os conteúdos desta formação serão certamente úteis para as famílias que pretendem criar e provocar espaços de diálogo nos mais variados momentos. 

 

A quem se destina? 
Pais, educadores, professores, professores bibliotecários e agentes educativos.


Tópicos: 
- O que é a filosofia para crianças?
- O programa de Lipman
- O papel do diálogo
- O pensamento colaborativo em sala de aula 

informações neste link - parceria Bertrand Livreiros

 

*

👉 subscreva a newsletter filocriatividade e receba em casa exercícios de diálogo, sugestões de leitura e reflexões sobre filosofia para / com crianças e educação. basta clicar AQUI

👉 consulte a agenda de formações e oficinas.