TODOS CONTAM, de Kristin Roskifte
O senhor carteiro aqui da aldeia trouxe-me este tesouro: TODOS CONTAM, de Kristin Roskifte (Lilliput), ilustradora e autora de livros ilustrados. O livro foi traduzido do norueguês para português por João Reis.
A capa do livro está cheia de rostos: apresenta-nos pessoas bastante diferentes revela-se um verdadeiro tesouro de perguntas e de possibilidades para imaginar vidas. Que vidas? As nossas, as das pessoas que conhecemos, as das pessoas com quem nos cruzamos, as das pessoas que nunca vamos conhecer.
Página a página a contagem vai aumentando: partimos do zero para um número gigante no qual parecemos só mais uma pessoa. Mas não somos. A forma como o livro nos permite avançar nessa contagem faz-nos pensar como cada um de nós tem uma vida única e irrepetível. Todos contam e cada um de nós conta. Somos únicos e temos muitas coisas em comum, muitas perguntas em comum.
Todos temos uma história. E todas as histórias são importantes. (Penguin)
TODOS CONTAM é um livro delicioso e provocador, um livro perguntador, que nos faz pensar e querer olhar o mundo à nossa volta. Um dos elementos que me agrada no livro são as páginas grandes e ilustradas e a pequena legenda no fundo de cada página. Podemos observar atentamente a ilustração sem considerar à legenda e permitir-nos pensar e imaginar as vidas daquelas pessoas ali representadas.
Num vídeo partilhado pela Penguin, podemos ouvir a autora que nos fala do seu interesse em livros de contar. Kristin deixa ainda uma sugestão de leitura curiosa: podemos seguir as pessoas que vão aparecendo, página a página, para ver o que acontece nas suas vidas.
O livro permite leituras distintas: podemos ler página a página, seguindo a contagem dos números do menor para o maior; podemos fazer o caminho inverso e partir do maior para o menor (o que nos fará ler o livro da última página para a primeira). Também podemos abrir uma página ao calhas e viajar a partir daí.
Se avistar este livro nalguma na estante de uma livraria ou bibllioteca ou até na feira do livro... é parar e espreitar. Perguntar e imaginar. Inventar. E contar. TODOS CONTAM.
(obrigada pelo apoio à #filocriatividade, Penguin Livros PT ❤️)
[se pretende comprar este livro considere fazê-lo na wook, entrando na livraria online através do meu link afiliados. desta forma está a apoiar a filocriatividade e os conteúdos que aqui partilho. obrigada.]