Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

filocriatiVIDAde | filosofia e criatividade

oficinas de perguntas, para crianças / para pais e filhos | formação para professores e educadores (CCPFC) | #filocri | #filopenpal

filocriatiVIDAde | filosofia e criatividade

oficinas de perguntas, para crianças / para pais e filhos | formação para professores e educadores (CCPFC) | #filocri | #filopenpal

tempo livre

15539067_669457206567329_8746331359317852160_n.jpg

na última semana de aulas não tivemos propriamente aulas. é verdade: final do 1º período, cansaço acumulado (da minha parte e dos pimpolhos) e toda uma energia canalizada para as férias e para as coisas mais natalícias.

houve dias em que o são pedro colaborou com bom tempo e acabámos por ir para o recreio brincar. levei alguns jogos (de mímica, eles adoraram) e combinámos que cada um poderia fazer aquilo que quisesse. houve quem jogasse à bola, quem apanhasse folhas caídas no chão, quem quisesse desenhar no caderno da filosofia... cada um podia escolher o que queria fazer. 

nos dias em que o são pedro não colaborou - afinal, estamos em dezembro... é natural que haja frio e chuva! - ficámos na sala e as regras do tempo livre continuaram: podem fazer o que quiser, agradecendo que não corram nem joguem  à bola. inventámos jogos, desenhámos, fizemos colagens. dentro daquele espaço que é a sala de aula, imperou a liberdade e a autonomia. e eu brinquei com eles.

 

a dada altura, o R. vem ter comigo e diz-me: "obrigada, joana, por nos teres dado este tempo livre todo". perguntei o porquê. a resposta: "andamos a aprender muitas coisas ao mesmo tempo, quase não temos tempo para descansar." 

numa outra sala, um outro aluno confessou que "aprendemos tantas coisas com a professora [titular] que ficamos baralhados. e não temos tempo para pôr tudo em ordem." 

 

falamos de alunos do 1º ano, do 1º ciclo, que já vão sentindo a pressão do tempo que não chega para tudo, dos TPC e de tudo aquilo que envolve o ambiente escolar. 

 

a minha tarefa é ingrata: estou com eles entre as 16h30 e as 17h30 e por isso, dentro do que é a filosofia para crianças, opto por metodologias o mais lúdicas possível. afinal, já dizia o Heraclito qualquer coisa como: o tempo é uma criança que brinca e joga. brincadeira de criança." 

 

15337072_1211490335597441_6045299565861535744_n.jp

 

que nunca nos falte o tempo para brincar.

que nunca nos falte o tempo livre.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

@ creative mornings lx

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2011
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2010
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2009
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2008
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2007
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2006
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D