Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

filocriatividade | #filocri

filosofia para/com crianças | formação (CCPFC) | cafés filosóficos | mediação cultural e filosófica | clubes de leitura | filosofia, literatura e infância

filocriatividade | #filocri

filosofia para/com crianças | formação (CCPFC) | cafés filosóficos | mediação cultural e filosófica | clubes de leitura | filosofia, literatura e infância

26 de Dezembro, 2016

tempo livre

joana rita sousa

15539067_669457206567329_8746331359317852160_n.jpg

na última semana de aulas não tivemos propriamente aulas. é verdade: final do 1º período, cansaço acumulado (da minha parte e dos pimpolhos) e toda uma energia canalizada para as férias e para as coisas mais natalícias.

houve dias em que o são pedro colaborou com bom tempo e acabámos por ir para o recreio brincar. levei alguns jogos (de mímica, eles adoraram) e combinámos que cada um poderia fazer aquilo que quisesse. houve quem jogasse à bola, quem apanhasse folhas caídas no chão, quem quisesse desenhar no caderno da filosofia... cada um podia escolher o que queria fazer. 

nos dias em que o são pedro não colaborou - afinal, estamos em dezembro... é natural que haja frio e chuva! - ficámos na sala e as regras do tempo livre continuaram: podem fazer o que quiser, agradecendo que não corram nem joguem  à bola. inventámos jogos, desenhámos, fizemos colagens. dentro daquele espaço que é a sala de aula, imperou a liberdade e a autonomia. e eu brinquei com eles.

 

a dada altura, o R. vem ter comigo e diz-me: "obrigada, joana, por nos teres dado este tempo livre todo". perguntei o porquê. a resposta: "andamos a aprender muitas coisas ao mesmo tempo, quase não temos tempo para descansar." 

numa outra sala, um outro aluno confessou que "aprendemos tantas coisas com a professora [titular] que ficamos baralhados. e não temos tempo para pôr tudo em ordem." 

 

falamos de alunos do 1º ano, do 1º ciclo, que já vão sentindo a pressão do tempo que não chega para tudo, dos TPC e de tudo aquilo que envolve o ambiente escolar. 

 

a minha tarefa é ingrata: estou com eles entre as 16h30 e as 17h30 e por isso, dentro do que é a filosofia para crianças, opto por metodologias o mais lúdicas possível. afinal, já dizia o Heraclito qualquer coisa como: o tempo é uma criança que brinca e joga. brincadeira de criança." 

 

15337072_1211490335597441_6045299565861535744_n.jp

 

que nunca nos falte o tempo para brincar.

que nunca nos falte o tempo livre.

 

2 comentários

Comentar post