sugestões de leitura para as férias
Augusta B. é uma novela publicada na Caminho, da autoria da Joana Bértholo. A Joana é autora de alguns dos meus livros preferidos de sempre (Natureza Humana ou Ecologia, por exemplo).
___
Um dia perfeito com amigos de Philip Waechter (Nuvem de Letras) é uma história leve sobre a amizade enquanto ponto de encontro entre pessoas diferentes. O que é a amizade? - eis uma pergunta que este livro nos faz.
___
Os avós são as pessoas preferidas dos pássaros é um poema delicadamente escrito pela Raquel Patriarca e ilustrado pelo Sérgio Condeço.
___
Pequenos humanos, grandes emoções é um livro assinado por Alyssa Blask Campbell e Lauren Stauble (Ideias de Ler) e que contribui para a nossa literacia emocional. Afinal, o que é uma emoção? A proposta do subtítulo é a de nos ensinar a lidar com birras e rebeldias, no sentido de educar crianças emocionalmente inteligentes. Pessoas ligadas à investigação e à ciência sublinham a importância de conhecer e nomear as emoções de forma a aprender a geri-las:
"Imagine um mundo onde podemos sentir as nossas emoções sem nos afogarmos nelas, pois temos as ferramentas necessárias para as regularmos e processarmos." (p. 33).
___
Como ver coisas invisíveis já é um clássico aqui no blog, no que a recomendações diz respeito. Da autoria de Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso, o livro conta ainda com a colaboração de pessoas especialistas de diferentes áreas. Um livro para ler e para pôr em prática.
___
Dita Dor talvez seja o meu livro preferido da colecção Missão: Democracia (Assembleia da República). O texto e a ilustração são da autoria do António Jorge Gonçalves. Um livro para #PararPensarEscutarDialogar sobre liberdade, ditadura e democracia.
Tom Chatfield é o autor de vários livros na área do pensamento crítico. Como aproveitar o máximo da era digital chega-nos por via da editora Lua de Papel, tendo o carimbo da The School of Life. O digital faz parte da nossa vida e a proposta deste livro é a de nos perguntar e sugerir como podemos tirar partido disso: "está na hora de começarmos a dominar a tecnologia - em vez de sermos dominados por ela."
___
Caderno A4 conta-nos histórias sobre pedagogia. O livro é da autoria de Manuela Castro Neves e foi publicado pela Faktoria K (Kalandraka). É um livro muito inspirador para pessoas que trabalham na área da educação.
___
Jardim de Infância para a vida toda é um livro de Mitchel Resnick que convida a pensar na educação e nos espaços de aprendizagem como jardins de infância. O autor é professor do MIT MEdia Lab e é aí que coordena o Grupo Lifelong Kindergarten.
Minha opinião sobre a maior invenção dos últimos anos? O jardim de infância. (p. 7)
A edição que tenho foi publicada pelo Grupo A Educação (Brasil).
___
Neurofitness traz-nos a perspectiva de um neurocirurgião, Rahul Jandal, sobre formas para potenciar o desempenho e libertar a criatividade. Cada vez mais dedico tempo a ler sobre o cérebro e sobre as funções cognitivas. Interessam-me muitos os tópicos relacionados com a linguagem e a criatividade e o livro dedica um capítulo a cada um deles. Há ainda um contributo sobre o cérebro biónico que se adequa muito a uma das oficinas que já dinamizei junto de crianças e jovens: "como sabes que não és um robot?" A edição portuguesa está a cargo da Contraponto.
___
Martim Sousa Tavares assina Falar piano e tocar francês, publicado na Zigurate. Um livro sobre arte, cultura e humanismo na era dos memes (quem o diz é o autor!).
___
O livro que gostaria que os seus pais tivessem lido de Philippa Perry interessa a pais e mães e também a quem, como eu, trabalha com crianças e jovens. A edição portuguesa encontra-se na Arena.
___
O indispensável da Mafalda, de Quino, está publicado na Iguana e é um livro indispensável, tal como diz o título. As tiras da Mafalda são provocadoras q.b. e têm o condão de nos roubar sorrisos.
*
Alguns destes livros são bastante perguntadores; outros são mais informativos e outros são puro deleite. Alguns livros acumulam estas três características.
*
Vai requisitar um destes livros à Biblioteca? Nesse caso não se esqueça de participar na iniciativa #AgoraÉsTuaLer.
*
Espreite ainda as sugestões da Júlia Martins no blog RBE.