Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

filocriatividade | #filocri

filosofia para/com crianças e jovens | mediação cultural e filosófica | #ClubeDePerguntas | #LivrosPerguntadores | perguntologia | filosofia, literatura e infância

filocriatividade | #filocri

filosofia para/com crianças e jovens | mediação cultural e filosófica | #ClubeDePerguntas | #LivrosPerguntadores | perguntologia | filosofia, literatura e infância

19 de Fevereiro, 2025

sobre a liberdade para discordar (em sala de aula)

joana rita sousa / filocriatividade

 

Assisti recentemente a um webinar intitulado Educating Ethically During Polarized Times, disponibilizado pela Harvard Business Publishing Education. 

Meira Levinson foi a oradora deste webinar que abordou questões pertinentes sobre a impossibilidade de sermos neutros. Eis algumas perguntas que foram levantadas durante o webinar: 

Como lidar com visões polarizadas em sala?

Como tomar consciência dessa polarização?

Que assuntos encaramos como "abertos" e que assuntos encaramos como "fechados"?

Qual o papel das nossas crenças e convicções nessas apreciações? 

 

A propósito destas temáticas, foram partilhados dois artigos cuja leitura recomendo. A saber:

- The World Is Politically Charged. Bring Those Conversations into the Classroom;

- How to Encourage Respectful Discord in Your Classroom

 

Boas leituras!