quem está? - sugestões de diálogo em família
[trampolins para o diálogo a partir de livros perguntadores]
Quem está?
Texto: Ana Rita Domingos (seleção e adaptação a partir da tradição oral portuguesa)
Ilustrações: Cinara Saiónára / [imagem: UPA Editora]
*
Faça uma leitura descontraída com a(s) criança(s).
Explore o livro e o ritmo da pergunta e da resposta.
Aproveite os cantos da sua casa ou da sua sala para continuar a perguntar "Quem está?" e a arriscar respostas rimadas.
Pergunte:
Quem está [na casa de banho]?
Quem está [debaixo do sofá]?
Quem está [dentro da gaveta]?
Acompanhe as perguntas com o movimento físico, com o apontar para os objectos, espreitando. Envolva-se e modele a brincadeira com a criança.
Pode abandonar a ideia de rimar e começar a lançar hipóteses:
Quem está debaixo do sofá?
Um lápis esquecido?
Um livro perdido?
Um sapato?
Uma bola?
O velho pavão do livro?
Conforme a resposta da criança pergunte:
"Mas porque é que não está lá o sapato? Onde está? Mas porque é que não está lá o pavão? Onde está?"
🙋🏽♀️ Não estamos à espera de respostas complexas, mas sim de respostas de acordo com a linguagem que a criança domina.
O exercício exploratório visa dar continuidade à prática da pergunta orientada (Quem está debaixo do sofá?), da exploração de hipóteses que depois são testadas conforme a criança diz sim, está lá um sapato ou não, não está lá um velho pavão.
Exploramos ainda a pergunta "onde está?" e até podemos explorar o "E se estivesse ali um velho pavão?"
Esta proposta pretende trabalhar os 4C da filosofia para / com crianças e jovens.
Pensamento crítico:
pergunta orientada;
formulação de hipóteses.
Pensamento criativo:
criação de hipóteses;
explorar a casa como se fosse o livro.
Pensamento colaborativo:
pergunta e resposta entre a criança e a pessoa adulta.
Pensamento cuidadoso:
respeitar a linguagem da criança;
escutar a pergunta / a resposta de cada um com seriedade.
*
📝 subscreva a newsletter filocriatividade