Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

filocriatividade | filosofia e criatividade

oficinas de filosofia e de criatividade, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / mediação da leitura e do diálogo / cafés filosóficos / #filocri

oficinas de filosofia e de criatividade, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / mediação da leitura e do diálogo / cafés filosóficos / #filocri

07 de Março, 2021

perguntas frequentes sobre as oficinas de filosofia para / com crianças

joana rita sousa

1.png

o que acontece numa oficina de filosofia para crianças?

nestas oficinas é feito um convite para a prática do parar para pensar.
partimos de um tema ou de uma pergunta. por vezes é uma situação vivida pelos participantes que vai criar o ambiente de curiosidade ou um jogo proposto por mim.
a partir daí trabalhamos e exercitamos os músculos do pensamento (crítico, criativo e colaborativo). 
pensamos com as nossas ideias e com as ideias dos outros, promovendo a escuta e a troca.

 

quanto tempo dura a oficina? 

as minhas oficinas de filosofia têm entre 45 minutos a 1hora. depende das idades dos participantes. com os mais novos (jardim de infância, entre os 3 e os 5 anos) costumo apostar em oficinas de 45 minutos. com os mais velhos crio oficinas de 1h. se estivermos a falar de adolescentes ou adultos podemos manter a oficina durante 1h30, por exemplo .

 

as oficinas de filosofia online funcionam? 

desde o verão 2020 que estou a dinamizar oficinas online. primeiro, estranhei. depois, entranhei. se pudesse escolher, manteria as oficinas de filosofia no formato presencial, pois há uma leitura inteira da presença de cada um: vemos o corpo todo, mexemos nos jogos, tocamos uns nos outros. 

em ambiente #covid19pt não tem sido possível estar em roda com as crianças - ou com os adultos, à volta da mesa para um café filosófico. 

o formato online tem sido uma surpresa: pela adaptação que exige em termos de preparação da oficina, pelo facto de permitir ter em sala crianças de Gaia, de Coimbra, do Porto, da Madeira, dos Açores e também do Brasil. 

desde que consigamos garantir que os participantes estão à vontade com a plataforma, é possível fazer acontecer o diálogo e a escuta no formato online. 

 

o meu filho nunca participou numa oficina de filosofia. como lhe explico o que é? 

quando inicio uma oficina de filosofia com crianças que estão pela primeira vez, tenho por hábito perguntar o que pensam que vai acontecer e/ou o que é que os pais ou as mães contaram sobre a oficina. há pais que dizem só "vais ter uma oficina de filosofia" e não acrescentam mais. outras pessoas nem usam a palavra filosofia.

uma das formas de explicar o que se passa é dizer algo como "vais participar numa oficina onde poderás conversar com outras pessoas a partir de jogos ou de uma pergunta. também pode acontecer que haja um livro ou uma história."

as oficinas são um espaço de diálogo e de escuta - e procuro que haja um lado lúdico de forma a  envolver os participantes. criar jogos para praticar o pensamento crítico e criativo, bem como o colaborativo, é um desafio para mim enquanto dinamizadora / facilitadora destas oficinas. 

 

as crianças gostam? 

nem todas as crianças gostam. quando isso acontece, há pais que insistem para ver se a criança se envolve com o processo de diálogo. há outras crianças que não voltam - e note que aqui o contexto a que me refiro são oficinas como aquelas que dinamizo em bibliotecas ou em espaços online, nas quais as pessoas se inscrevem.

quando trabalho em jardim de infância ou nas escolas, em trabalhos de continuidade, tenho a oportunidade de trabalhar com crianças que não gostam do diálogo e de procurar envolver essas crianças no diálogo. 

 

as oficinas #filocri acontecem só para crianças? 

as oficinas #filocri acontecem para miúdos e graúdos.

neste momento estou a dinamizar as seguintes oficinas online:

- oficinas de perguntas para famílias com crianças dos 4 aos 6 anos; 

- oficina do Platão, para crianças dos 7 aos 12 anos;

- oficina #philoTEEN, para jovens dos 13 aos 17 anos;

- Cafés Filosóficos para jovens e adultos (parceria com a Bertrand Livreiros);

- oficinas de pensamento crítico e de criatividade para jovens e adultos (parceria com a Bertrand Livreiros);

- #ClubeDePerguntas, para jovens e adultos;

- filopenpal, para crianças, jovens, adultos - e para famílias.

recentemente criei horários para acompanhar famílias em ensino doméstico e que procurem actividades na área da filosofia, em horários de segunda a sexta.  

 

*

 

partilhe as suas perguntas acerca das oficinas de filosofia nos comentários!