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filocriatividade | #filocri

filosofia para/com crianças | formação (CCPFC) | cafés filosóficos | mediação cultural e filosófica | clubes de leitura | filosofia, literatura e infância

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21 de Fevereiro, 2022

perguntas a propósito do carnaval

#umaperguntapordiaFILOCRI

joana rita sousa

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[parar para pensar a partir do carnaval]

qualquer situação pode traduzir-se numa bom trampolim para o diálogo e para praticar o parar para pensar - e o carnaval não constitui uma excepção.

em casa ou na escola, aproveite o ambiente das máscaras [no sentido de nos vestirmos de outra pessoa, de um animal ou até de um objecto; de nos fazermos passar por outro alguém ou por algo] para pensar a brincar. 

 

actividade para crianças dos 3 aos 5 anos:

a partir do livro Em que pensas tu?, de Laureant Moreau, inicie um diálogo sobre aquilo que habita as nossas cabeças. que pensamentos temos? em que pensamos? e será possível mascarar um pensamento? como se mascara um pensamento feliz com um pensamento triste? como se mascara um pensamento grande de pensamento pequeno? 

aproveite para explorar a expressão plástica, desenhando pensamentos ou desenhando máscaras de pensamentos. quem diz desenhar, diz outra actividade que pretenda fazer para desenvolvimento da motricidade fina. 

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actividade para crianças dos 6 aos 9 anos: 

por que é que celebramos o carnaval? peça às crianças para investigar em casa - ou investigue em sala de aula - quais são as origens desta tradição?  há maneiras diferentes para celebrar o carnaval? como se celebra em diferentes países do mundo? 

aproveite para reflectir com as crianças sobre a forma como uma mesma celebração pode ser vivida em pontos diferentes do mundo - e se há povos que nem sequer a comemoram. 

 

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actividade para crianças dos 10 aos 12 anos:

 

🎉 gostas de fingir que és outra pessoa? porquê?

🎉 quando nos mascaramos passamos a ser outra pessoa?

🎉 sabemos dizer se conhecemos ou não a pessoa mascarada?

🎉 somos obrigados a usar máscaras no carnaval? porquê?

🎉 alguma vez te mascaraste? como é que escolheste a máscara que querias usar?

🎉 podemos fingir que somos outras pessoas, sem ter de usar máscara?

🎉 o carnaval é divertido para todas as pessoas? porquê?

🎉 pregar partidas é divertido?

🎉 podemos não comemorar o carnaval? como? porquê?

 

escolha uma das perguntas acima partilhadas para iniciar um diálogo. não se esqueça de perguntar "porquê?" para que as crianças possam dar as razões ou o "podes explicar melhor?" para ajudar ao desenvolvimento das ideias.

 

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para os jovens > 13 anos: 

em vez de perguntar "quem sou eu?", desenvolva um trabalho de pensamento a partir da pergunta "quem não sou eu?",  "quem gostaria de ser?", "posso mascarar quem sou?", "as máscaras são necessárias?".

aproveite para dialogar sobre as possibilidades que temos para ser quem somos e o que não somos, o que nos limita, o que nos amplia e dá espaço de manobra. 

 

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importante: dialogue sem pressa. afinal, a vida são dois dias e o carnaval são três (ditado popular).