Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

filocriatividade | filosofia e criatividade

oficinas de filosofia e de criatividade, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / mediação da leitura e do diálogo / cafés filosóficos / #filocri

oficinas de filosofia e de criatividade, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / mediação da leitura e do diálogo / cafés filosóficos / #filocri

25 de Abril, 2024

pensar o futuro // "no futuro haverá maçãs falantes?"

joana rita sousa

7.png

oficinas 🍏 "no futuro haverá maçãs falantes?"

 
As oficinas criadas em 2023 a propósito do IV Curso FLAI (Filosofia, Literatura, Arte e Infância) que teve lugar em Albarracín, Espanha continuam a dar que falar - e que pensar. 
 
Numa das oficinas recentemente realizadas na Figueira da Foz tivemos oportunidade de explorar livremente as ideias associadas ao futuro.
 
Afinal, somos ou não pessoas curiosas com o futuro? E será que vai haver futuro? Em que futuro pensamos quando falamos em futuro: amanhã? Daqui a 10 anos? Daqui a 3000 anos?
 
Amanhã já é futuro? Hoje à tarde já é futuro?
 
 

4.png

Que perguntas faríamos a uma maçã falante, caso fosse possível viajar para um futuro onde há maçãs que falam? Surgiram perguntas sobre a maçã falante: como desenvolveu a capacidade de falar, se tem orgãos, se tem sentimos, se pensa. Haverá outros seres falantes no futuro? Como será comer uma maçã que fala? E que "falar" é este: um falar que os seres humanos conseguem entender ou um "falar" que só as maçãs entendem?

Imaginar um futuro com maçãs falantes significa imaginar um futuro sem seres humanos?

 

 

___

Esta e outras oficinas estão disponíveis para viajar até à biblioteca escolar ou municipal ou a qualquer outro espaço que permita acolhê-las. A agenda #filocriatividade para o ano lectivo 2024/2025 já se encontra aberta. Contacte-me via formulário.