pensar do outro lado do espelho - sobre o trabalho de mediação cultural e filosófica
Na semana de 5 a 10 de Maio estive em Braga, a convite do ATLAS - Programa de Mediação Cultural.
A propósito da presença da obra I’ll be your mirror #1, de Joana Vasconcelos, na rua, junto ao Mercado Municipal, tive a oportunidade de desenvolver um trabalho de mediação cultural e filosófica com crianças e jovens.
“Olha, milhões de mim!” - disse uma das crianças ao observar o seu reflexo nos espelhos. São 255 espelhos de um lado e outros 255 do outro lado. A obra está posicionada de tal forma que nos permite entrar dentro da máscara - ou olhar para dentro.
Máscara, espelho e reflexo (e reflexão) foram as palavras-chave que nortearam alguns dos diálogos que tiveram lugar junto à obra e também numa sala cedida pela Comunidade Intermunicipal do Cávado.
Nesta sala foi possível criar uma instalação a partir dos contributos das crianças e jovens ao longo das oficinas.
Tivemos oportunidade de parar, pensar, escutar e dialogar a partir daquilo que observamos. Experimentámos diferentes formas de observação, beneficiando do facto da obra se encontrar ao ar livre. Conversámos sobre aquilo que nos surpreendeu, assinalando as interrogações que a máscara reflectiu em cada um de nós.
O facto de irmos construindo e mapeando as oficinas nas paredes da sala permitiu que cada grupo pudesse ir dialogando com as perguntas e as observações dos grupos anteriores.
Este trabalho foi único e irrepetível, pela obra em si, pelas circunstâncias de encontrar a obra numa rua de Braga, pelas crianças e jovens que participaram.
Agradeço ao Município de Braga pelo convite; à equipa da Divisão de Cultura pelo acolhimento e apoio, bem como às Professoras e Auxiliares que acompanharam as turmas.
O ATLAS recebeu o Prémio PNA 2024 - Território e Democracia Cultural, bem como o Prémio Melhor Projecto de Mediação - Prémios Património Ibérico, em 2023.
📷 Braga Cultura