pensamento crítico a acontecer na sala de aula
[sabendo que não há receitas que resultem com todas as pessoas e que o todo é maior do que a soma das partes] aqui ficam alguns indicadores de que o pensamento crítico está a acontecer em sala de aula.
📍 a aprendizagem orienta-se mais pelo diálogo do que pelo currículo;
📍 os estudantes fazem perguntas e trabalham nas suas próprias perguntas, melhorando-as;
📍 aprende-se a identificar falácias e enviesamentos cognitivos;
📍 as perguntas - e as respostas - são revisitadas, actualizadas e revistas (pratica-se o voltar a pensar);
📍 acolhe-se o "não sei", o "não tenho a certeza" ou o "tenho dúvidas" (humildade intelectual).
fonte: 16 Characteristics Of A Critical Thinking Classroom (Terry Heick)
🟣 consulte a agenda de formações
🟪 subscreva a newsletter filocriatividade
🟣 livro à venda: Como desenvolver o pensamento crítico das crianças - Parar, Pensar, Escutar, Dialogar