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27 de Dezembro, 2024

parar para pensar: "o que significa ser humano?"

joana rita sousa

O Maior Processo de Delegação Cognitiva da História Está em Curso – E Quase Ninguém Está a Prestar (a devida) Atenção!

 
Estamos a transferir capacidades humanas fundamentais para sistemas de inteligência artificial. Memória, raciocínio, previsão, decisão, sao tarefas que estão a ser delegadas a algoritmos.
Mas há um silêncio ensurdecedor. As instituições educativas continuam a operar como se estivéssemos no século passado, ensinando competências que os sistemas de IA já executam com maior rapidez e precisão.
O que está em causa não é aprender a usar a tecnologia, mas sim redefinir o que significa ser humano num mundo onde a cognição é partilhada com máquinas. Se as escolas não reagirem, estaremos a formar pessoas para competir com a IA em vez de as ensinar a trabalhar com a IA.
As instituições educativas deveriam ser o primeiro fórum de discussão e conexamente o bastião da resposta. Em vez disso, estão presas no ciclo do currículo intocável e de análise de décimas numa folha de cálculo ou num gráfico da OCDE.
É urgente fazer mais do que adaptar o currículo, precisamos de uma discussão devidamente estruturada do conceito atual de educação.
Não se trata apenas de preparar para empregos futuros, mas de garantir que o humano não se perde no processo.
O que mais pode ser delegado? O que nunca deve ser? Como garantimos que a humanidade não se dilui na eficiência algorítmica? Como impedir que a aprendizagem seja apenas uma "simulação cognitiva"?O que significa "ser inteligente" num mundo onde a IA faz cada vez mais e melhor?
Estas são as questões que deveriam dominar as conversas nas escolas, universidades e ministérios. Mas não dominam.
 
(Marco Neves, via facebook)

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