os seis chapéus do pensamento no jardim de infância
os seis chapéus do pensamento acompanham-me há muito. já viajaram comigo para muitos lugares do país - e continuam a viajar.
esta ferramenta de criatividade criada por Edward de Bono é presença assídua nas minhas formações, bem como no trabalho que desenvolvo em contexto de jardim de infância.
na sala do balão mágico (4 e 5 anos) estamos a conhecer os seis chapéus do pensamento à medida que desenvolvemos a ideia de criar uma "história bem feita". surgiu a necessidade de escrevermos uma "história bem feita", pois aquelas que eu tenho levado para a sala são "um bocadinho estranhas" (por exemplo, O Mundo ao Contrário, de Atak).
esta necessidade manifestada pelo grupo criou o ambiente ideal para conhecer, um a um, os seis chapéus do pensamento. semana após semana, fomos aprendendo de que forma é que os chapéus (e as linhas específicas de pensamento) nos ajudam a pensar o que queremos fazer, como, porquê, bem como a avaliar o nosso trabalho; havendo ainda lugar para as emoções e a criatividade.
agora temos de treinar este tirar e pôr de chapéus que nos ajudam a pensar.
[se gostaria de saber mais sobre a técnica dos seis chapéus do pensamento
e considerar um trabalho de continuidade na sua sala, contacte-me via formulário]