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filocriatividade | #filocri

filosofia para/com crianças e jovens | mediação cultural e filosófica | #ClubeDePerguntas | #LivrosPerguntadores | perguntologia | filosofia, literatura e infância

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21 de Março, 2023

os diálogos, a preparação e as expectativas da pessoa facilitadora

joana rita sousa / filocriatividade

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um diálogo sobre escolhas

🗣 numa oficina com crianças entre os 11 e os 12 anos propus o jogo #EuPensoEuEscolho, editado pela The Happy Gang. 

🗣 uma das escolhas que nos saiu em sorte para dialogar foi "cumprir as regras da sala e ir ao intervalo?" ou "não cumprir as regras e não ir ao intervalo?" 

🗣  o diálogo foi bastante curioso e trouxe consigo ideias que não tinha contemplado quando preparei e pensei este diálogo sobre escolhas. 

 

não cumprir regras, mas só se chover 

🗣  exemplo disso: alguém apontou que não cumprir as regras e daí se seguir o não ir ao intervalo era uma escolha válida nos dias de chuva. o jovem prefere ficar na sala nesses dias e não ir ao intervalo apanhar chuva. foi interessante perceber que tipo de regras iriam ser quebradas para que ficasse na sala durante o intervalo - o que trouxe uma reflexão sobre regras graves e menos graves.

 

não cumprir regras para evitar alguém que me faz bullying

🗣  outro ponto de vista: a pessoa pode não querer ir ao intervalo por ser nesse tempo e nesse espaço que sofre bullying. assim, escolhe por não cumprir regras para poder ficar na sala durante o intervalo, por se sentir mais segura. também aqui foi importante pensar no tipo de regras que iríamos não cumprir para poder ficar na sala; teriam de ser regras "mais ou menos" graves, como atirar uma borracha ao ar. 

🗣 com este exemplo do bullying passámos a encarar a escolha de não cumprir as regras e não ir para o intervalo como algo que podemos aceitar como válido. afinal, pode haver uma razão forte para não cumprir as regras se isso me der um intervalo calmo e longe de alguém que me ameaça. 

🗣  o bullying surgiu por via de uma das crianças participantes e sublinho que já devem ter abordado o tema noutros momentos da sua vida, pois tinham ideias fortes sobre o que é o bullying e sobre a dificuldade que algumas pessoas podem ter em falar sobre o assunto, nomeadamente as vítimas. 

 

o mapa e o território

🗣 não tinha contemplado a chuva ou o bullying como razões fortes para não cumprir as regras e passar o intervalo na sala.

🗣  vivi um momento "nunca tinha pensado nisso" e agradeço muito ao grupo pela forma como fez a exposição das ideias e pela disponibilidade em pensar algo que poderia ser muito óbvio: "claro que temos de cumprir as regras sala, são as regras!".

🗣 esta oficina foi um bom "lembrete" de que tenho de estar disponível para ouvir ideias que não tinha contemplado na minha preparação do diálogo, pois essas ideias podem mesmo surgir.

🗣  só consigo escutar essas ideias se considerar a minha preparação para o diálogo como um mapa de um território que se constrói em tempo real, quando estamos a ginasticar a filosofia e o diálogo, uns com os outros.