04 de Outubro, 2024
oficinas vitais sobre assuntos fatais
- dialogar sobre a morte no Cemitério dos Prazeres
joana rita sousa / filocriatividade
A 3.ª Semana Cultural nos Cemitérios de Lisboa acolhe, pela primeira vez, oficinas de filosofia para famílias na sua programação.
"A morte é uma temática que é abordada várias vezes nas oficinas, por parte das crianças e dos jovens, mesmo quando esse não é o tema principal do diálogo. Por esse motivo, pensei em propor oficinas vitais para pensar neste assunto fatal." Quem o diz é Joana Rita Sousa, filósofa e perguntóloga. Dinamiza oficinas de diálogo desde 2008, nos mais diversos contextos: bibliotecas escolares e municipais, ginásios, museus, escolas de floresta e, agora, num cemitério:
"O encontro com a equipa dos Cemitérios de Lisboa foi bastante feliz e a disponibilidade para acolher as oficinas foi imediata. Agrada-me muito que a oficina inaugural do ciclo Oficinas Vitais sobre Assuntos Fatais aconteça durante a 3.ª Semana Cultural dos Cemitérios com um programa tão diverso e... vital!"
As oficinas de filosofia #filocriatividade visam proporcionar momentos de diálogo e de escuta. Partem de temas quotidianos para pensar filosoficamente, de forma colaborativa, arriscando perguntas e respostas. Tal como afirma Joana Rita Sousa, “Um dos comentários mais comuns que recebo das crianças é a experiência da liberdade para pensar durante uma oficina. Procuro criar um ambiente onde testar ideias seja possível, sem nos precipitarmos para uma resposta rápida e de fácil consumo. Numa oficina não há pressa em chegar aqui ou ali, procuramos focar-nos no caminho, no processo, em descobrir o pensamento através do diálogo.”
A oficina agendada para o dia 13 de Outubro, domingo, às 11h, no Cemitério dos Prazeres (Lisboa) já esgotou, mas há nova data: 20 de Outubro.
Estão convidadas as famílias com crianças entre os 7 e os 11 anos.
Saiba mais AQUI.