Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

filocriatividade | #filocri

filosofia para/com crianças e jovens | mediação cultural e filosófica | #ClubeDePerguntas | #LivrosPerguntadores | perguntologia | filosofia, literatura e infância

filocriatividade | #filocri

filosofia para/com crianças e jovens | mediação cultural e filosófica | #ClubeDePerguntas | #LivrosPerguntadores | perguntologia | filosofia, literatura e infância

12 de Abril, 2023

oficinas de filosofia para jovens do ensino secundário

joana rita sousa / filocriatividade

FtiJSZLXgAAg-yj.jpg

 

o MIAA (Museu Ibérico de Arqueologia e Arte) e a Biblioteca Municipal António Botto voltaram a abrir as suas portas às oficinas de filosofia. desta vez o convite foi lançado aos jovens do 3.º ciclo e ensino secundário.

 

voltar ao museu para #PararPensarEscutarDialogar

o Museu das Perguntas foi uma proposta que surgiu a partir do livro de Joana Bértholo, O Museu do Pensamento (ilustrações de Pedro Semeano e Susana Diniz). este livro já me acompanhou na preparação de algumas oficinas de diálogo e já é um "velho conhecido". mais recentemente conheci A Casa das Perguntas, de Nuno Carmaneiro (ilustrado por Hélder Teixeira Peleja) que também me deu o que pensar. 

na primeira oficina Museu do Pensamento lancei a proposta aos jovens: e se houvesse um Museu das Perguntas? que perguntas iríamos escolher para deixar em exposição? 

esta proposta levou-nos a reflectir sobre o papel da pergunta e também sobre os tipos de pergunta: perguntas profundas? perguntas que fazem pensar? perguntas sobre certos temas? 

FtiJSlCXgAI2l5X.jpg

 

oficina sobre escolhas e tomadas de decisão

outra das oficinas pensadas para os jovens do secundário é #EuPensoEuEscolho. a inspiração surge do baralho publicado pela The Happy Gang. tenho tido a oportunidade de dinamizar esta oficina com grupos bastante distintos e há sempre algo que surpreende, seja na forma como se analisam as escolhas, seja na temática que surge durante o diálogo. 

*

curiosamente, tanto numa oficina como na outra, houve tempo para pensar sobre a verdade e a mentira, bem como sobre a diferença entre mentir e omitir.

sem querer, as temáticas dos diálogos acabam por transbordar de uma oficina para a outra. 

 

*

 

se é professor/a no ensino secundário e gostaria de proporcionar aos seus alunos uma destas oficinas,

contacte-me via formulário. tenho a agenda aberta para o próximo ano lectivo 2023/2024.