oficinas de filosofia para jovens do ensino secundário
o MIAA (Museu Ibérico de Arqueologia e Arte) e a Biblioteca Municipal António Botto voltaram a abrir as suas portas às oficinas de filosofia. desta vez o convite foi lançado aos jovens do 3.º ciclo e ensino secundário.
voltar ao museu para #PararPensarEscutarDialogar
o Museu das Perguntas foi uma proposta que surgiu a partir do livro de Joana Bértholo, O Museu do Pensamento (ilustrações de Pedro Semeano e Susana Diniz). este livro já me acompanhou na preparação de algumas oficinas de diálogo e já é um "velho conhecido". mais recentemente conheci A Casa das Perguntas, de Nuno Carmaneiro (ilustrado por Hélder Teixeira Peleja) que também me deu o que pensar.
na primeira oficina Museu do Pensamento lancei a proposta aos jovens: e se houvesse um Museu das Perguntas? que perguntas iríamos escolher para deixar em exposição?
esta proposta levou-nos a reflectir sobre o papel da pergunta e também sobre os tipos de pergunta: perguntas profundas? perguntas que fazem pensar? perguntas sobre certos temas?
oficina sobre escolhas e tomadas de decisão
outra das oficinas pensadas para os jovens do secundário é #EuPensoEuEscolho. a inspiração surge do baralho publicado pela The Happy Gang. tenho tido a oportunidade de dinamizar esta oficina com grupos bastante distintos e há sempre algo que surpreende, seja na forma como se analisam as escolhas, seja na temática que surge durante o diálogo.
*
curiosamente, tanto numa oficina como na outra, houve tempo para pensar sobre a verdade e a mentira, bem como sobre a diferença entre mentir e omitir.
sem querer, as temáticas dos diálogos acabam por transbordar de uma oficina para a outra.
*
se é professor/a no ensino secundário e gostaria de proporcionar aos seus alunos uma destas oficinas,
contacte-me via formulário. tenho a agenda aberta para o próximo ano lectivo 2023/2024.