oficinas de filosofia, para crianças, em abrantes
a filosofia está espalhada um pouco por toda a cidade de abrantes: nas montras, na praça, na biblioteca, nas escolas.
hoje tive a oportunidade de trabalhar com duas turmas do 1º ciclo, sobre os temas "o que é uma pergunta?" e "de onde vêm as coisas?"
mais importanto do que aquilo que dizemos, em jeito de "conclusão" ou de "resposta" é mesmo o processo que nos leva até lá. esse só é possível reproduzir na sua inteireza quando a oficina é gravada e depois transcrita. sem ter condições para tal, limito-me a registar, em folhas, alguns dos pontos que nos fizeram avançar ou não, no diálogo. e sim, também "arquivo" ideias e perguntas. eis algumas:
"o tempo existe porque os humanos tiveram a ideia de construir relógios."
"o tempo vem da invenção humana."
"quando a primeira pessoa do mundo nasceu, o tempo começou a existir."
"o relógio pode estar a funcionar e não haver tempo"
como é que sabemos que o tempo existe?
"vemos pelo dia e pela noite, e depois o dia e a noite"
(ao que o G. diz)
"o tempo que se decida, está sempre a mudar!"
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