Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

filocriatividade | #filocri

filosofia para/com crianças e jovens | mediação cultural e filosófica | #ClubeDePerguntas | #LivrosPerguntadores | perguntologia | filosofia, literatura e infância

filocriatividade | #filocri

filosofia para/com crianças e jovens | mediação cultural e filosófica | #ClubeDePerguntas | #LivrosPerguntadores | perguntologia | filosofia, literatura e infância

21 de Abril, 2023

oficinas de filosofia na EB 2/3 João de Barros

- um convite da Associação de Pais e Encarregados de Educação

joana rita sousa / filocriatividade

1.png

☀️ a convite da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica 2/3 João de Barros (Figueira da Foz), passei quatro dias na companhia das alunas e dos alunos do 5.º ano. 

 

☀️ em cada oficina #filocriatividade é lançado um convite muito explícito para parar, pensar, escutar e dialogar. a filosofia faz-se sem pressa e com algum desconforto (há quem não goste de estar sentado no chão). procuramos evitar a precipitação e o impulso de dizer a primeira coisa que nos surge. assumimos o compromisso de pensar a partir do pensamento dos outros. "é simples, mas também é um bocado difícil", disse uma das crianças participantes. 

 

☀️ seguindo o fio do diálogo que cada grupo vai criando, procuro introduzir ferramentas que permitam colocar em prática os pensamentos crítico e criativo. de acordo com a curiosidade das crianças partilho alguns elementos relacionados com a metacognição, que nos ajudam a pensar sobre o pensamento (o nosso, o dos outros e aquele que criamos enquanto grupo). 

 

filosofia figueira foz (1).png

 

☀️ "qual é a diferença entre falar e dialogar?" - perguntou alguém. uma das crianças avançou com a ideia de que dialogar era uma palavra mais chique para falar. discordei da pequena-grande-filósofa e procurei dar um exemplo: "no final vemos se o diálogo é mesmo diferente do falar ou não."

 

342715758_766002708476822_4285338037018907691_n.jp

 

☀️ nestas oficinas trabalhámos com propostas da Wonder Ponder (filosofia visual) e do The Happy Gang. os temas abordados variaram entre "podemos fazer aquilo que queremos?", "os meus superpoderes", "conhece-te a ti mesmo" e "o que significa ficar de castigo?".

 

☀️ os materiais Wonder Ponder são sumarentos e provocadores, pelo que constituem um dos meus recursos preferidos para estas oficinas de carácter pontual. uma das crianças participantes referiu-se às imagens Wonder Ponder que observámos como "bastante peculiares, que dão mais para fazer perguntas do que comentários".

 

342369241_1187748028601208_8964551118760823798_n.j

 

☀️ muito obrigada à APEE pelo convite para filosofar na biblioteca escolar com as 12 turmas do 5.º ano, num total de 265 crianças curiosas, com vontade de perguntar e de responder. 

 

APEE EB 23 João de Barros

 

[subscreva a newsletter filocriatividade AQUI]

[para agendar uma visita da filocriatividade à sua escola em 2023/2024, contacte-me através deste formulário]