Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

filocriatividade | filosofia e criatividade

oficinas de filosofia e de criatividade, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / mediação da leitura e do diálogo / cafés filosóficos / #filocri

oficinas de filosofia e de criatividade, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / mediação da leitura e do diálogo / cafés filosóficos / #filocri

29 de Dezembro, 2022

o que é um livro? como sabemos que um livro é um livro?

joana rita sousa

TTPmyhSB.jpg

🎈 na última visita que fiz à sala do balão mágico o L. tinha levado consigo o livro "Não Abras Este Livro", de Andy Lee. no ano lectivo passado algumas das crianças que estão agora nesta sala trabalharam este livro comigo. portanto, voltámos a falar sobre uma pergunta que nos ocupou: devemos abrir um livro que diz que é para não abrir?

🎈 quando trocámos ideias sobre esta pergunta surgiu um questionamento pertinente: para que serve um livro se não o abrimos? será que é mesmo um livro, uma vez que diz que não é para abrir?  

🎈 de maneira a dar continuidade à investigação à volta do objecto livro (o que é um livro?, como sabemos que isto é um livro?) fiz-me acompanhar de objectos diferentes e que têm qualquer coisa de livro: um livro em braille, um livro com um buraco, um livro pop up, um livro negro, um livro em harmónio (ou será que se diz acordeão?).  

🎈 para meu espanto a conversa aconteceu logo quando retirei o meu bloco de apontamentos da mochila e que tem uma fita cola com caveiras na 1.ª página e que levantou a pergunta: será que isso é um livro de piratas? 

🎈 à medida que "saltavam" objectos da mochila procurámos perceber o que fazia de um livro um livro. se escrevo naquelas folhas, como estava a fazer no bloco de apontamentos, é um livro? se tem muitas folhas em branco, é um livro? se tem uma só folha muito grande, é um livro? se tem um enorme buraco no meio, é um livro? se tem folhas em branco com bolinhas brancas (braille), é um livro?

h35fLhQj.jpg

 

🎈 o diálogo foi animado, procurámos identificar aquilo que é comum nos livros, explorando diferentes maneiras de ler e livros que "funcionam" de maneira diferente.

🎈 houve lugar para uma mudança de ideias "agora acho que é um livro e não um caderno como há bocado". 

🎈 um dos livros mais curiosos e que provocou o silêncio no grupo foi o livro em braille. acontece que a educadora da sala teve uma colega cega que lia e escrevia em braille e estivemos a ouvir a sua experiência. 

🎈 além da língua gestual portuguesa que faz parte das nossas oficinas, naquele dia conversámos um bocadinho sobre braille. 

 

até já, sala do balão mágico 🎈

 

 

5 comentários

Comentar post