Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

filocriatividade | #filocri

filosofia para/com crianças e jovens | mediação cultural e filosófica | #ClubeDePerguntas | #LivrosPerguntadores | perguntologia | filosofia, literatura e infância

filocriatividade | #filocri

filosofia para/com crianças e jovens | mediação cultural e filosófica | #ClubeDePerguntas | #LivrosPerguntadores | perguntologia | filosofia, literatura e infância

28 de Junho, 2023

o que acontece quando nos escutamos

joana rita sousa / filocriatividade

 

e08e5b78-6121-4589-a2fd-e49301ce544d.jpg

 

🎒 levei a mochila bem atestada de provocações para pensar com 4 grupos do jardim de infância com os quais iria estar para oficinas pontuais. pensei nalgumas possibilidades de trabalho, preparei temas e ponderei perguntas e caminhos. 

🎒 tínhamos pensado fazer as oficinas na rua, mas tendo em conta o calor decidimos procurar um refúgio fresco numa sala gigante onde me sentei à espera das crianças e das educadoras. 

🎒 chegou o primeiro grupo. sentámos em círculo e partilhei o bom dia em língua gestual portuguesa. "olá, o meu nome é Joana." 

🎒 "há outra Joana aqui!!

🎒  "a minha mãe é Joana!"

🎒  "a minha tia é Joana!"

🎒 uau! há tantas Joanas no mundo! eu pensava que o meu nome era muito especial, assim único. e agora? será que posso fazer alguma coisa para ter um nome único no mundo? 

50b6f623-c1f6-4055-843e-d1d8cf1d2998.jpg

🎒 "hummm, mudas o nome!"

🎒 a partir daqui explorámos ideias de nomes que podiam ser únicos no mundo. difícil! parece que há já muitos nomes que pertencem a várias pessoas. como descobrir um nome único? "se tu pensares um nome da tua imaginação!" 

🎒 pedimos ajuda à imaginação e surgiu o nome Florinha. uau! um nome único no mundo. 

🎒MAS... surgiu-me um problema que partilhei com o grupo: quando saí de casa eu era Joana e disse "até logo" às pessoas que me conhecem como Joana. agora vou regressar a casa com o nome Florinha. será que as pessoas ainda me vão conhecer? 

(...)

🎒 as minhas propostas ficaram dentro da mochila e o diálogo seguiu em torno das questões da identidade (quem sou eu?) e da sociedade (eu e os outros).

🎒 o que acontece quando nos escutamos: abandonamos as propostas e os planos e desenhamos o diálogo a partir dos contributos que são dados no momento. citando Marina Santi, it's all about jazz

 

[oficina com crianças de 3 e 4 anos, junho 2023]