o museu do pensamento - uma proposta de trabalho filosófico
o livro "o museu do pensamento" está publicado na caminho e é da autoria de joana bértholo. as ilustrações estão a cargo de pedro semeano e susana diniz.
este livro já me acompanhou e inspirou no planeamento de oficinas de filosofia e já o levei à rádio miúdos.
motivada pelo desafio #12meses12portugueses lançado pelo perfil do João Oliveira, no instagram, resolvi voltar ao livro. voltar a ler um livro já lido é um exercício que gosto de fazer, pois é sempre uma oportunidade de descobrir algo de novo no livro.
para dar o mote ao desafio, partilho uma proposta para trabalho, em contexto de oficina de filosofia, a partir deste livro.
pensamento e beleza
tendo em conta que o livro é muito sumarento e provocador, vou escolher a p. 60: pensamentos feios, bonitos e as nuvens.
sugestão de trabalho:
* fazer uma leitura partilhada dessa página, com o grupo / a turma. como se faz a leitura partilhada? cada pessoa lê uma frase e depois passa-se a vez a outra. é importante definir a ordem da leitura antes de darmos início à mesma. este procedimento gera silêncio (se não ouvir posso perder o fio da leitura) e promove o respeito pelo ritmo de leitura de cada um.
* depois da leitura, dar tempo e silêncio para pensarmos sobre o que ouvimos.
* nesta fase podemos fazer uma das seguintes coisas:
- transformar a primeira frase da página numa pergunta. será possível?
"É importante poder escolher os pensamentos mais bonitos?"
e iniciar o diálogo com esta pergunta. os participantes podem responder sim, não ou não sei.
ou
pegar na afirmação "É importante poder escolher os pensamentos mais bonitos." e perguntar quem concorda e quem não concorda.
perguntar porquê será o passo seguinte.
(uma nota)
caso o grupo / a turma não tenha ainda desenvolvido a leitura, o texto poderá ser lido pelo adulto da sala.
imagino este texto a ser lido em sala da jardim de infância e a servir de base para um diálogo sobre pensamentos bonitos e pensamentos feios. ah! com um desafio no final: desenhar um pensamento bonito e desenhar um pensamento feio.
se por acaso levar a cabo esta proposta na sua sala (ou em casa, em família), diga-me como correu!