Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

filocriatividade | #filocri

filosofia para/com crianças e jovens | mediação cultural e filosófica | #ClubeDePerguntas | #LivrosPerguntadores | perguntologia | filosofia, literatura e infância

filocriatividade | #filocri

filosofia para/com crianças e jovens | mediação cultural e filosófica | #ClubeDePerguntas | #LivrosPerguntadores | perguntologia | filosofia, literatura e infância

19 de Março, 2023

o movimento da escola moderna

joana rita sousa / filocriatividade

Screenshot 2023-03-19 at 13.53.48.png

bem no início da minha prática na área da filosofia para / com crianças e jovens ouvi falar do MEM, o movimento da escola moderna. aquilo que me chegava sobre este movimento eram sobretudo aproximações entre o MEM  e a P4wC (filosofia para / com crianças). 

em 2022 criei o grupo de leitura e de estudos FILOCRI e um dos textos trabalhados foi precisamente sobre o MEM. 

O Movimento da Escola Moderna (MEM) é um colectivo de profissionais de educação que convergem na rejeição da pedagogia tradicional, unidos pelo compromisso de transformação continuada das suas práticas pedagógicas. Por esta razão, esse contexto mediador do desenvolvimento profissional alimenta--se do dizer, contar e mostrar as coisas que acontecem nas suas vidas profissionais, onde, cada um se constitui como recurso para os demais. E, como consequência desse processo contínuo de negociação de significados a partir da experiência vivida (autoformação cooperada) desenvolvem formas compartilhadas de exercer a profissão. (Filomena Serralha, Caracterização do Movimento Escola Moderna) 
 
em 2022 resolvi mergulhar no MEM e associar-me. uma das razões para o fazer relaciona-se com a existência dos Sábados Pedagógicos, momentos de partilha e de aprendizagem sobre práticas em sala de aula.
 
acredito verdadeiramente neste modelo de autoformação cooperada que ganha forma nos Sábados Pedagógicos. julgo que faz toda a diferença haver um espaço para aprendermos com outras pessoas que partilham as suas práticas, as que correram bem e as que não correram assim tão bem.
 
tenho participado nalguns desses Sábados Pedagógicos, em formato online (para já é o modelo que me convém) e tem sido enriquecedor.  aprendo bastante sobre o MEM em si, há espaço para diálogo e conheço profissionais incríveis, em pontos diversos do país. 
 
 
para abrir o apetite sobre o MEM passo a palavra a Sérgio Niza: