o chatgpt, a escola, as prompts, as perguntas e as respostas
como desenvolver o pensamento crítico em sala de aula
o que é uma prompt?
🤖 fala-se e escreve-se muito sobre inteligência artificial e, em particular, sobre o chatGPT.
🤖 há pessoas que têm medo, outras estão deslumbradas e há quem ainda não saiba que posicionamento assumir.
🤖 tenho lido sobre o assunto em vários blogs, oiço episódios de podcast e pelo meio vou usando o chatGPT.
🤖 ainda não escrevi sobre o assunto, mas vou partilhando coisas a favor, outras contra, em busca de diálogo em torno desta temática.
🤖 há umas semanas passeava pelo linkedin quando vi uma publicação do género: "as melhores prompts para o chatGPT".
🤖 confesso que não sabia do que se tratava e fui espreitar. pelo que percebi as prompts são as instruções ou direcções que damos ao chatGPT no sentido de obtermos a melhor resposta (ou o melhor texto, ou a melhor sugestão de exercício...). são uma espécie de "preparado" que pensamos e partilhamos com o chatGPT para obter algo.
as prompts, as perguntas e as respostas
🤖 esta minha descoberta apanhou-me a meio de um curso de pensamento crítico cujo público são professoras e professores.
🤖 neste curso temos falado bastante na importância da pergunta, das perguntas que habitam as salas de aula e das respostas que se esperam.
numa sala de aula onde o foco é fazer perguntas à turma de forma a obter "aquelas" respostas vive-se uma cultura de prompts e não de curiosidade.
🤖 efectivamente as professoras e os professores fazem inúmeras perguntas diariamente, em sala, quando preparam testes, quando pensam em exercícios.
🤖 acredito que a quantidade de perguntas seja avassaladora - mas que tipo de perguntas são perguntadas em sala?
que tipo de perguntas fazemos em sala de aula?
🤖 estarão os professores e as professoras a treinar os alunos e as alunas a responder de um certo modo, assim como se faz ao chatGPT?
🤖 esta pergunta não é colocada num tom acusatório, mas sim no tom de quem pretende verificar a qualidade de perguntas feitas em sala de aula.
🤖 se queremos cultivar uma sala de aula de díalogo, de curiosidade, de perguntas e de procura de respostas razoáveis, então temos de trabalhar a nossa relação com as perguntas.
🤖 esse trabalho exige esforço, tempo, energia, disponibilidade para fazer diferente e abertura à incerteza.
5 perguntas que me ajudam a compreender a minha relação com as perguntas
🤖 defendo que perguntar é divertido, é produtivo e útil. não estou sozinha e tenho comigo o perguntólogo Warren Berger cujos livros me acompanham há muito. recupero um artigo de 2018 intitulado Are You a Beautiful Questioner? para o/a convidar a pensar na sua relação com as perguntas.
🤖 pergunte a si mesma/o:
1. estou disposta/o a ser visto como uma pessoa ingénua?
2. sinto-me confortável em levantar questões sem respostas imediatas?
3. estou disposta/o a afastar-me daquilo que conheço?
4. estou disponível para admitir que posso estar errada/o?
5. estou disposta/o a desacelerar e a parar para pensar?
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🤖 compreendo que este trabalho possa ser solitário e que fazer parte de uma comunidade pode ajudar-nos neste processo.
🤖 para o efeito convido-a/o a conhecer e a fazer parte do #ClubeDePerguntas.
🤖 criei o Clube em Agosto de 2020 e desde então tenho criado exercícios mensais para treino da arte de fazer perguntas. para saber mais sobre o Clube, clique AQUI.
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para continuar a pensar as questões da inteligência artificial: é ou não é?, disponível na rtp play
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