O Anibaleitor
Autor: Rui Zink / Porto Editora
Joana Rita Sousa #LivrosPerguntadores
Neste livro encontramos tantas coisas: marinheiros que viajam para caçar um animal, internet, um jovem que conhece alguém que o inspira a ser leitor, pais desavindos, ladrões em fuga.
Não quero falar muito sobre a história para não a desvendar. Adianto que há lugar para Bocage, as Dunas do Grupo Novo Rock, o amor platónico, o King Kong. Se isto não lhe abrir o apetite para espreitar O Anibaleitor, da autoria de Rui Zink, então não sei o que poderá fazê-lo.
Eis a sinopse disponível no site wook:
“Com vontade de fugir à rotina e às obrigações do quotidiano, um jovem rebelde embarca acidentalmente numa viagem que se tornará inesquecível. O capitão quer capturar o Anibaleitor, um monstro mítico e feroz.
Porém, quando se encontram, o jovem e Anibaleitor criam uma amizade inesperada, e dão consigo a conversar sobre a estranheza do mundo.
Surpreendido por conhecer um monstro sábio, divertido e devorador de livros, conseguirá o jovem ajudá-lo a escapar à perseguição?”
No final do livro, Zink procura responder à pergunta “este livro é para jovens?” e, quanto a mim, responde com mestria:
(...) o leitor é soberano, mas permito-me uma sugestão: que o adulto o leia como se fosse um relato para jovens, e o jovem como se fosse uma novela para adultos. (p. 135 da edição Teodolito).
O livro foi recentemente publicado na Porto Editora.
Subscreva AQUI a newsletter #LivrosPerguntadores.