Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

filocriatividade | #filocri

filosofia para/com crianças e jovens | mediação cultural e filosófica | #ClubeDePerguntas | #LivrosPerguntadores | perguntologia | filosofia, literatura e infância

filocriatividade | #filocri

filosofia para/com crianças e jovens | mediação cultural e filosófica | #ClubeDePerguntas | #LivrosPerguntadores | perguntologia | filosofia, literatura e infância

06 de Fevereiro, 2025

neurociência, aprendizagem activa e a instrução directa

joana rita sousa / filocriatividade

NC, AL, DI

Vi este artigo no mural de facebook do Marco Neves e tive curiosidade no estudo.

Deparei-me com uma conclusão que vai ao encontro das minhas reflexões sobre a incerteza que caracteriza o espaço e o tempo do diálogo filosófico:

"When uncertainty is low, so is episodic memory, attention and  cognition (Monosov, 2020; Rouhani et al., 2018). In comparison, when uncertainty is high, episodic memory, attention and cognition are high as active exploration is required to resolve the uncertainty (Collins and Frank, 2018; Diederen et al., 2016; Monosov, 2020; Rouhani et al., 2018). Learning rates might be slower, but retention is higher (Collins and Frank, 2018; Rouhani et al., 2018)."

 

E agora vou pensar um pouco mais sobre o papel da incerteza no diálogo, relacionando-o com o jazz e o improviso e a importância da pergunta. Um dia destes partilho as minhas reflexões.