Michael Sandel na Grande Entrevista
📷 BBVA
sobre a meritocracia
Michael Sandel esteve recentemente em Lisboa para participar num evento. Vitor Goncalves entrevistou o filósofo e autor do livro A Tirania do Mérito (editorial Presença) na Grande Entrevista.
quando confrontado com o exemplo de Ronaldo e a pergunta se é justo que um jogador talentoso e único como ele ganhe 800 vezes mais do que uma educadora ou um enfermeiro, Sandel sublinha questões que habitualmente nos passam ao lado: a sorte e o contexto. Ronaldo não teria hipótese de vingar há 300 anos, pois o futebol não era valorizado como agora. não basta trabalhar e esforçar-me muito para ser como o Ronaldo, pois esta pessoa nasceu com um potencial atlético que desenvolveu.
convido-o/a a ver a entrevista integralmente, disponível na rtp play.
uma reflexão e uma pergunta
a ideia de que basta o esforço e o trabalho para ter sucesso é falaciosa e conduz a inúmeras frustrações quando o resultado não é o sucesso. esta ideia está presente no discurso de muitas pessoas que defendem que devemos seguir os nossos sonhos, acreditar e trabalhar muito. devemos fazer isso porque nos garante sucesso? ou devemos fazer isso porque nos realiza?