Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

filocriatividade | #filocri

filosofia para/com crianças e jovens | mediação cultural e filosófica | #ClubeDePerguntas | #LivrosPerguntadores | perguntologia | filosofia, literatura e infância

filocriatividade | #filocri

filosofia para/com crianças e jovens | mediação cultural e filosófica | #ClubeDePerguntas | #LivrosPerguntadores | perguntologia | filosofia, literatura e infância

06 de Junho, 2024

manifesto anti-chiuuu

joana rita sousa / filocriatividade

Screenshot 2024-05-01 at 14.59.53.png

 

Chiuuu. Chiuuu.

O que fazemos quando faz falta o silêncio? Fazemos chiuuu. Fazemos ruído. Alguém começa com um chiuuu e depois seguem-se outros chiuuu.

Uns mais curtos (CHIU) outros mais longos (CHIUUUUUUUU). Muitas vezes estes ruídos fazem-se acompanhar de um dedo indicador à frente da boca.

O chiuuu manda calar. Nos diálogos não queremos que as vozes se calem, mas sim que as vozes se organizem e encontrem o seu espaço para falar. Esse respeito pela vez de fala de cada pessoa é algo que temos de treinar.

Crianças, jovens e pessoas adultas falam em cima das vozes das outras pessoas com muita facilidade. Por vezes é a vontade imensa de contribuir, ou uma ideia que surge de repente; outras vezes é a falta de hábito de participação num diálogo, sem pressas.

 

Pergunto: não há outra maneira de convidar as pessoas ao silêncio? Por exemplo, uma maneira que não seja ruidosa? Há várias maneiras. Eis algumas:

 

- semáforo do silêncio: criar um semáforo com três cores, o verde, o amarelo e o vermelho. Pode usar cartolinas coloridas; o verde significa que temos um bom ambiente para falar, o amarelo significa que já há algum ruído e o vermelho significa que há ruído a mais. Podemos solicitar a colaboração de uma das crianças para gerir este semáforo e ir levantando as cartolinas de acordo com o ruído que existe. A cartolina deve ser visível para todas as pessoas, pelo que sugiro que a criança responsável pela tarefa fique posicionada num sítio onde todas as pessoas a vejam.

 

- levantar a mão aberta e abanar, como se estivessemos a acenar: a ideia passa por alguém levantar a mão e todos vão levantando para dar sinal de que compreendem que é necessário contribuir para o silêncio. Qualquer pessoa pode fazê-lo e pedir esse silêncio; no início a pessoa adulta na sala deve modelar este gesto até que o grupo se aproprie dele.

 

- fazer um som suave: pode ser um estalar de dedos. Se ouvirmos este som é sinal que alguém identificou que precisamos de silêncio. Cada pessoa vai repetindo o som até que estejamos todos em sintonia.

 

- usar o gesto “silêncio” em Língua Gestual Portuguesa: esta é uma das minhas formas preferidas de solicitar silêncio, pois considero que o gesto é muito bonito e transmite a ideia de que há barulho e precisamos de deixar de ter barulho. Apresento o gesto no início e indico que se houver muito ruído este gesto serve como sinal para darmos lugar ao silêncio.

 

O silêncio é algo que temos tendência a preencher e a evitar. Para algumas pessoas, o silêncio soa a abismo. Porém, é fundamental para criar um ambiente de escuta, de respeito pelo ritmo de pensamento de cada pessoa, pelo diálogo ou pela actividade que estamos a desenvolver em grupo.

Vamos acabar com o chiuuu?

Experimente uma das sugestões que considera que poderá funcionar melhor na sua sala. Apresente a ideia ao grupo; em alternativa, peça sugestões para que se possam comprometer com este ritual e não se esqueça de modelar esse ritual e ajustar, se necessário. 

Não desista. Provavelmente não vai correr bem logo à primeira, faz parte. Não deixe de tentar.

O que pode deixar de fazer AGORA? Chiuuu. Deixe de fazer chiuuu.

“Morra o chiuuu! Morra. Pim!”