mais um dia de formação
e hoje houve lugar para experimentar o papel de facilitador. "eu não sou de filosofia", dizia a Alexandra quando se dirigia para perto do quadro. aos sábados de manhã, até ao dia 6 de junho, somos todos de filosofia, respondi eu.
porquê?
porque estamos dispostos a experimentar, avançar, recuar, voltar atrás, reformular, mudar de ideias, dar tempo aos outros, escutar e "cuidar" do pensamento do outro.
acho que tem sido das formações onde menos tenho utilizado os power points que tenho preparados: não sinto necessidade disso, pois os diálogos com os formandos são muito ricos em conteúdos. e as coisas que se podem aprender nos livros, estão lá. é muito, muito rico aprendermos com aquilo que temos para dizer uns aos outros, sobre as nossas experiências - inclui sucessos e falhanços.
a Maria do Céu, a Maria dos Anjos e a Patrícia foram as facilitadoras que se seguiram. e com todas aprendemos coisas, vimos aspectos positivos, outros a melhorar e, sobretudo, fizemos parte do processo. e isso é muito divertido. brincar a pensar - já diz a Dina Mendonça.