Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

filocriatividade | filosofia e criatividade

oficinas de filosofia e de criatividade, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / mediação da leitura e do diálogo / cafés filosóficos / #filocri

filocriatividade | filosofia e criatividade

oficinas de filosofia e de criatividade, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / mediação da leitura e do diálogo / cafés filosóficos / #filocri

#LERePENSARcom

Apostar no Cavalo Errado, de Eric Barker

joana rita sousa, 02.08.22

lerepensarcom (10).png

sugestão da Sónia Vieira Costa,  consultora de ecommerce e marketing digital.

 

o livro:

Apostar no Cavalo Errado, de Eric Barker (Ideias de Ler)

imagem via wook 

 

a citação:

"As pessoas com sorte maximizam as oportunidades. Essas pessoas são mais abertas a novas experiências, são mais extrovertidas e menos neuróticas. Dão ouvidos aos seus palpites. Acima de tudo, os sortudos tentam cenas. Faz sentido: se ficar trancado dentro de casa, quantas situações excitantes, novas, fixes lhe vão acontecer? Poucas."

 

a reflexão:

Sempre me senti um pouco "louca" porque, sem ter qualquer explicação a não ser "dar ouvidos aos meus palpites", durante toda a minha vida eu sempre "tentei cenas". E cenas é mesmo a expressão certa e foi exatamente por, apesar de ter medo, eu sempre ter tentado cenas que já fiz coisas tão aleatórias como ser professora e bailarina de dança do ventre; ser formadora de diversas matérias relacionadas com redes sociais e marketing digital; ter ido viver para o Dubai e trabalhar para o Grupo Emirates; ter começado a falar em público sobre o meu percurso profissional e várias áreas do marketing digital; organizar conferências; etc. Não que eu por ter feito isto me sinta particularmente sortuda, mas sem dúvida alguma, sinto que já fiz coisas e já tive oportunidades incríveis precisamente porque tento cenas. Isso sempre me abriu portas, fez-me conhecer pessoas novas, fez-me viver e trabalhar em imensos sítios e empresas (mais de 15 ao longo da minha "carreira") o que me profissionalmente dá um perfil muito híbrido e pessoalmente me dá a sensação que costumo estar no sítio certo à hora certa. Esta citação marcou-me porque nunca tinha num livro, escrito por um autor reconhecido, o meu comportamento. Que sempre tive sem lhe dar demasiada importância. Mas que, reconheço agora, fez toda a diferença na minha vida e em quem me tornei - quem eu sou hoje.

 

a pergunta: 

Como teria sido a minha vida sem esta componente de tentar cenas que sempre fiz de forma "inconsciente" - quem seria eu hoje?

 

*

#LERePENSARcom é uma rubrica #filocri que pretende divulgar leituras, leitores, reflexões e perguntas. pretende-se também ampliar o entendimento de leitura: podemos ler e pensar com livros (literatura,  filosofia, ciência, álbuns ilustrados...), com documentários, com imagens ou com jogos e até com séries. procura-se aquilo que nos faz pensar, pratica-se o voltar a pensar e termina-se (se bem que o fim é um começo) com uma pergunta. 

gostaria de participar nesta rubrica? basta preencher este formulário