Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

filocriatividade | filosofia e criatividade

oficinas de filosofia e de criatividade, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / mediação da leitura e do diálogo / cafés filosóficos / #filocri

oficinas de filosofia e de criatividade, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / mediação da leitura e do diálogo / cafés filosóficos / #filocri

22 de Dezembro, 2021

ler com imagens ou ler com palavras?

- filosofia no jardim de infância.

joana rita sousa

Screenshot 2021-12-22 at 20.17.58.png

a sala do 🎈 balão mágico continua a investigar os livros do andy lee (sim, aqueles onde o monstrinho azul nos pede para não abrir o livro, para não virar a página...). hoje investigamos como é ler as imagens e ler as palavras dos livros. faz diferença? descobrimos mais coisas? imaginamos mais ou menos coisas? 

(e o nosso amigo monstrinho azul que só arranja sarilhos em cada um dos livros? o que será que vai acontecer-lhe no próximo livro se continuarmos a virar as páginas?)

pelo meio procuramos trabalhar com os "porquês", apresentar as nossas razões. pelo meio surge a agitação típica dos dias que já cheiram a natal 🎄 - e tudo isso faz parte do nosso tempo de pensar na filosofia! 

 

na sala da 🌸 amizade continuamos a pensar a... amizade. "como explicamos a um extra-terrestre o que é a amizade?" 

"mas os extra-terrestres não existem!" 🙆‍♀️ disse a M! e será que podemos imaginar por um bocadinho que eles existem? entre muitos "e se", conversámos sobre as melhores maneiras para fazer amigos. como fazer com que alguém seja meu amigo? "podes perguntar se ela quer ser tua amiga, ela pode responder sim ou não". 

no final houve ainda tempo para ler a história amizade sobre rodas, da paula teixeira e da rita correia, um livro que inclui algumas palavras em língua gestual portuguesa. 

 

uma nota: língua gestual portuguesa no jardim de infância

quando chego à sala digo bom dia em língua portuguesa e em língua gestual portuguesa (LGP). uso também o "está tudo bem?" e vou introduzindo alguns gestos espontaneamente. acontece que a educadora de uma das salas aprendeu e ensinou algumas palavras em LGP às crianças e aproveitámos para recordar o que tinham aprendido.

hoje aprendemos ainda a dizer filosofia, bom natal e também o meu nome gestual, "franjinhas". 

no canal do Tiago é possível aprender alguns gestos sobre a temática do natal. vamos aprender?