"joana, tenho uma pergunta que é um bocadinho difícil" - filosofia no jardim de infância
[sala dos 3/4 anos]
nem sempre o que planeamos para a oficina de filosofia acontece durante a mesma. o motivo? dou prioridade aos interesses do grupo, às suas perguntas, às situações que apontam e que podem vir a ser tratadas filosoficamente. nada como praticar o "vamos ver onde é que isto nos leva".
na semana passada, na sala dos 3/4 anos e entre alguma agitação típica das crianças que tinham vivido dias agitados e carnavalescos, eis que surgiu um dedo no ar acompanhado de uma cara muito interrogativa. o A. disse:
"tenho uma pergunta".
ah sim? então conta lá.
"e se calhar é uma pergunta um bocadinho difícil. porque é que isto se chama filosofia?"
e por que é que achas que a pergunta é difícil?
"joana, acho que vai ser difícil para tu responderes"
e antes mesmo de abrir a provocação ao grupo, o pequeno A. fez uma viagem no tempo às primeiras oficinas de sempre e contou o que tínhamos feito no primeiro dia. o que fizemos depois disso e como chegámos até aqui. com a minha ajuda e de outros amigos, fizemos o percurso até chegar aqui, como se estivessemos a contar uma história.
falámos de perguntas e de dizer coisas: e assim começámos a investigar a diferença entre perguntar e dizer uma coisa.
[sala dos 4/5 anos]
quando entrei na sala do reino da fantasia já a criançada estava sentada em círculo, à minha espera. resolvi abandonar o que tinha pensado trabalhar, pois lembrei-me de pedir ajuda a este grupo para investigar a pergunta do A.
eis algumas razões para "isto" se chamar filosofia:
tu [ou seja, eu] fazes muitas perguntas
ajudas a pensar [referindo-se a mim]
nós também fazemos perguntas
nós aprendemos coisas
tu escreves o que nós dizemos e depois podemos ver o que aprendemos contigo
depois de avançarmos no diálogo, no sentido de explorar as perguntas e o perguntar, ficámos com esta investigação para dar continuidade:
"há alguma coisa de especial nas perguntas da filosofia?"
para acompanhar o trabalho no jardim de infância 2018/2019: