"joana, temos esta situação para resolver" - filosofia no jardim de infância
na sala dos 3/4 anos, os caçadores de sonhos continuam intrigados com aquilo que vemos quando olhamos para o espelho. recordámos as oficinas anteriores e investigámos, não com o espelho que eu levei, dentro de uma caixa, mas com os dois espelhos que existem na sala. o que vemos quando olhamos para o espelho?
quando olhamos para o espelho, as pessoas que lá aparecem existem mesmo ou não? existem mesmo? não existem? as opiniões dividiram-se.
e eu continuo a existir mesmo que não esteja a olhar para o espelho? sim? não?
"sim, porque tu agora não estás a olhar para o espelho e estás a falar"
"sim, porque nós estamos a ver-te"
quem diria que iríamos abordar questões metafísicas, assim, de um dia para o outro?
na sala dos 4/5 anos, os habitantes do reino da fantasia estiveram a arrumar ideias: literalmente. cada pessoa arrumou a sua ideia tonta ou ideia normal, procurando justificar o porquê de ser tonta e de ser normal. não é um trabalho fácil e por isso, como não temos pressa, vamos avançando devagarinho. procurar os critérios para dizer que uma ideia é tonta ou normal é um trabalho que exige tempo e que se reveja cada critério, conforme vamos avançando. para já, eis o que descobrimos acerca de um polvo:
- se o polvo for uma "ideia normal":
tem tentáculos
tem riscas no corpo
tem pernas
tem muitos braços
tem bolinhas que colam
tem boca e olhos
não tem cabelo
- se o polvo for uma "ideia tonta":
não tem pernas
só tem óculos
não tem olhos
podes pôr o nariz porque é uma ideia tonta
é careca
não tivemos tempo para avaliar estas ideias: vamos ocupar-nos disso na próxima oficina.
para acompanhar o trabalho no jardim de infância 2018/2019: