Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

filocriatividade | #filocri

filosofia para/com crianças e jovens | mediação cultural e filosófica | #ClubeDePerguntas | #LivrosPerguntadores | perguntologia | filosofia, literatura e infância

filocriatividade | #filocri

filosofia para/com crianças e jovens | mediação cultural e filosófica | #ClubeDePerguntas | #LivrosPerguntadores | perguntologia | filosofia, literatura e infância

16 de Janeiro, 2015

"hoje a aula está a ser super fixe!"

joana rita sousa / filocriatividade

tumblr_ni6ksaO0vZ1qhzqx6o1_500.jpg

parece que estamos num acampamento, dizia o A. 

é verdade, hoje "fugimos" da nossa sala de aula e fomos até um dos meus cantinhos preferidos da escola, onde há só chão e um quadro de ardósia. nem mesas, nem cadeiras. pedimos emprestada a manta aos amigos do 1º ano e ali estivemos, a pensar em conjunto. a tomar notas no diário da filosofia. a escolher uma resposta, a procurar os "porquês".

sentada no chão, literalmente ao mesmo nível que os meninos - é assim que se quer, na filosofia para crianças. mas nem sempre é possível e não vamos, por isso, deixar de aplicar o rigor e a exigência da prática. 

a exigência é coisa que os meninos sentem, durante as aulas, durante os diálogos. e também sentiram nas avaliações do final do 1º período. o M. até estava aborrecido comigo, pois tinha tido Bom quando achava que merecia um Muito Bom: "oh joana eu gosto tanto destas aulas".  eu sei que sim e por isso lhe apontei aspectos que ele tinha que melhorar, de acordo com os critérios da disciplina.

o J. confessou-me, quase ao ouvido: 

- acho que a professora joana é um bocadinho exigente.
- ah sim? e isso é bom ou mau?
- depende. mas aqui [avaliações das aulas de filosofia] acho que é bom.