Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

filocriatividade | filosofia e criatividade

oficinas de filosofia e de criatividade, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / mediação da leitura e do diálogo / cafés filosóficos / #filocri

oficinas de filosofia e de criatividade, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / mediação da leitura e do diálogo / cafés filosóficos / #filocri

26 de Março, 2022

¿Hay alguien ahí?

joana rita sousa

VYGKK06i.jpg

 

é conhecida a minha admiração pelos materiais Wonder Ponder. a filosofia visual proposta por Ellen Duthie e Daniela Martagón veio ao encontro da minha prática de diálogo filosófico, uma vez que os recursos visuais (imagens, fotografias, livros ilustrados) foram desde o início uma das minhas opções no momento de escolher algo que servisse de pontapé de saída para o diálogo. 

parar.

¿Hay alguien ahí? convoca-nos a pensar na humanidade. já parámos para pensar na humanidade? o que faz de nós humanos? o que será que outros seres podem pensar sobre nós? 

observar e ler.

hum? como é possível os seres bíbopes terem tanto a dizer sobre os humanos? espera aí. e o que dizem é em forma de perguntas? perguntas e mais perguntas?

de que forma é que um conjunto de perguntas, um guião de perguntas muito perguntadeiras pode dizer TANTO sobre a humanidade? 

pensar, escutar e falar. 

este livro é perguntador, não fosse ele um conjunto de perguntas que parece não ter fim. convida a responder, a tentar sossegar o desassossego provocado pelas perguntas. podemos partilhar a leitura com outras pessoas e assim dialogar a partir das perguntas do livro, das respostas que queremos arriscar e de outras perguntas que as perguntas nos possam provocar.

arriscar perguntas, arriscar respostas. 

ainda há espaço para mais perguntas? sim.

há espaço para respostas? sim.

esse trabalho agora é connosco, os seres humanos que têm nas suas mãos o livro que é um preguntario interplanetario para terrícolas inteligentes. há que abrir o livro lançar as perguntas e as respostas. é bem possível que nos demoremos algum tempo em cada uma das páginas - e esse é um dos pontos que tanto aprecio nos materiais Wonder Ponder. são materiais egoístas, no sentido em que exigem a nossa total atenção ao detalhe e uma atitude nada apressada na leitura. definitivamente, este livro é um livro para pessoas sem pressa - e que podem ou não gosta de donuts 🍩 

*

👉 numa oficina de filosofia um livro (ou outro recurso) não faz o trabalho por nós, porém um livro como este ajuda muito a contemplar pontos de vista diferentes, a colocar em causa o que pensamentos, a criar um espaço de incerteza e a alimentar a curiosidade.

 

 

¿Hay alguien ahí? é um livro pensado para crianças a partir dos 9 anos (para leitura autónoma) e poderá ser lido por crianças de outras idades, com mediação de leitura.  

(também é altamente recomendado para pessoa adultas curiosas.)