Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

filocriatividade | #filocri

filosofia para/com crianças e jovens | mediação cultural e filosófica | #ClubeDePerguntas | #LivrosPerguntadores | perguntologia | filosofia, literatura e infância

filocriatividade | #filocri

filosofia para/com crianças e jovens | mediação cultural e filosófica | #ClubeDePerguntas | #LivrosPerguntadores | perguntologia | filosofia, literatura e infância

16 de Abril, 2023

há 50 anos #nãopodias

- liberdade para discordar

joana rita sousa / filocriatividade

FtwdcItXgAAUX18.jpg

 

um país a preto e branco: a ditadura 

💬 no pássado sábado tive oportunidade de assistir à peça "era uma vez um país a preto e branco: estórias de Abril", pela dupla Estórias com Asas, na Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes

💬 nesta peça é contada a história do José e da sua família durante o tempo da ditadura e de como o 25 de Abril mudou as suas vidas e a vida de todo um país. 

💬 à tarde coube-me a dinamização de uma oficina de filosofia para famílias denominada "liberdade para discordar". nessa oficina os participantes são convidados a posicionar-se sobre uma determinada ideia e a justificar a sua posição. 

💬 iniciámos a oficina com algumas ideias que foram partilhadas na peça: no tempo do Sr. Salazar não se podia conversar à vontade, não se podia beber coca cola, não se podiam reunir três pessoas na rua, entre outras coisas.

 

liberdade para discordar: a filosofia para / com crianças e a democracia

I have tried to develop a new, reflective paradigm of education, whose regulative ideas are reasonableness (in personal character) and democracy (in social character). This paradigm emphasizes the importantce not just of critical thinking, but of creative and caring thinkig as well. (...) The pedagogy of such practice is what we call the "community of inquiry." (M. Lipman, The Institute for the Advancement of Philosophy for Children (IAPC) program, p. 6)

 

💬 a filosofia para / com crianças e jovens assenta numa estrutura democrática, promove o diálogo e convida à participação de cada pessoa presente. cada pessoa pode contribuir ou não, sendo responsável por aquilo que acontece num espaço e no tempo do diálogo. 

 

(...) communities are democratic if they respond to significant troubles and opportunities with a practice of collaboration inquiry and we are willing to reconstruct their habits and their environments in order to realize the most important kinds of value and growth available to them. So democracy is a much about shared intelligence as about shared power, and education for democracy should give us practice in both. Philosophy for Children certainly does that, as Lipman and Sharp were eager to point out. It facilitates dialogue and open-ended inquiry, cognitive and social skills, and shared authority. (M. Gregory, Where are we now?, p. 217) 

 

💬 não podemos assumir que uma oficina de filosofia para / com crianças e jovens é democrática só pelo facto de ser uma oficina de filosofia. além disso, a pessoa adulta que assume o papel de facilitadora do diálogo terá de levar muito a sério essa experiência democrática de responsabilidade e poder partilhados entre todas e cada uma das pessoas que embarca num diálogo filosófico.

💬 as crianças nem sempre são vistas como seres razoáveis; as pessoas adultas têm tendência para as acusar de falta de experiência para poder pensar sobre certos assuntos ou até de incapacidade para compreender determinados temas, ainda antes de as escutar. 

 

*

🙋🏽‍♀️ termino com um convite à reflexão e à partilha.

💥 em sala de aula, em família, em casa, sozinho/a ou acompanhado/a... pense sobre aquilo que não era possível no tempo da ditadura e partilhe com a hashtag #NãoPodias e #50anos25Abril nas suas redes sociais. 

💥  esta é uma iniciativa que comissão comemorativa dos 50 anos da revolução lançou aos jovens e que eu vou assumir de hoje em diante nas redes sociais filocriatividade (ainda que eu já não seja jovem).