"foi errado abrir o livro?"
- investigações no jardim de infância
abrir ou não abrir o livro?
na oficina passada virámos todas as páginas do livro "Não abras este livro". houve todo um entusiasmo para descobrir cada uma das páginas.
hoje pensámos um pouco sobre o que fizemos. afinal, o livro diz lá "NÃO". e nós não respeitámos o não! por que é que abrimos o livro?
💬 "foi errado abrir o livro", disse uma das crianças. porquê? 💬 "porque dizia lá que NÃO" e💬 "o monstrinho azul ficou num sapo".
o virar das páginas mudou a vida do nosso amigo o monstrinho azul. não podemos voltar atrás. então e se a história continuar?
"Não abras este livro outra vez" - e agora? abrimos o livro amarelo?
entre SINS e NÃOS, pedi às crianças para levantar o braço e escolher. as mesmas pessoas levantaram o braço no SIM e no NÃO. eu fiquei muito confusa e sem saber o que fazer.
💬 "nós queremos saber o que vai acontecer mas diz para não abrir"
💬 "mas nós queremos saber o que vai acontecer!"
💬 "abre, abre."
bom, e abrimos o livro. e a vida do nosso amigo monstrinho azul mudou de novo. e agora?
investigação: será que este livro fala de amizade?
na sala de amizade o grupo tem estado a trabalhar o tema dos animais. assim, resolvi levar o livro "Os animais estavam zangados" para falar de amizade. bom, na verdade precisava da ajuda do grupo para compreender se tinha escolhido bem o livro para falar de amizade.
depois da partilha da história - que trouxe recordações da visita que as crianças fizeram recentemente ao jardim zoológico - partimos para a investigação: este livro fala da amizade?
💬 "o livro não diz que é da amizade"
💬 "os animais também são amigos?"
💬 "o que é ser amigo de alguém?"
ser amigo de alguém é 💬 "brincar" e 💬 "partilha coisas". também pode ser 💬 "conversar sobre aquilo que aconteceu". será que os animais têm conversas dessas?
💬 "sim, os flamingos do jardim zoológico estavam a conversar".
porém, o nome da história deixou-nos a pensar se seria mesmo uma história de amizade. afinal, estar zangado não "bate certo" com a ideia da amizade.
💬 "os animais estavam zangados porque partiu-se a amizade"
*
pensar, escutar e falar (peter worley)
regresso a Peter Worley e ao seu mais recente livro Corrupting Youth para lembrar que o triângulo pensar, escutar e falar constitui o movimento básico e essencial para que a filosofia e o diálogo filosófico possam acontecer.
não é fácil praticar o pensar e escutar e falar, um de cada vez. por vezes entusiasmamo-nos muito e falamos por cima uns dos outros e não conseguimos escutar-nos. outras vezes pensamos, mas não conseguimos muito bem falar do que pensamos. escutar é quase uma arte, nos dias que correm, com tantos estímulos a captar a nossa atenção.
estas dificuldades não são exclusivas das crianças do jardim de infância, são até bastante comuns entre os adultos
temos todo um ano lectivo pela frente para praticar o pensar, escutar e falar!
*
se pretende que as oficinas #filocri viajem até à sua escola,
jardim de infância ou biblioteca escolar, contacte-me através deste formulário