Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

filocriatividade | filosofia e criatividade

oficinas de filosofia, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / nas redes sociais: #filocri

oficinas de filosofia, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / nas redes sociais: #filocri

10 de Novembro, 2021

"foi errado abrir o livro?"

- investigações no jardim de infância

joana rita sousa

9-yGFTD1.jpg

abrir ou não abrir o livro?

na oficina passada virámos todas as páginas do livro "Não abras este livro". houve todo um entusiasmo para descobrir cada uma das páginas.

hoje pensámos um pouco sobre o que fizemos. afinal, o livro diz lá "NÃO". e nós não respeitámos o não!  por que é que abrimos o livro?

💬 "foi errado abrir o livro", disse uma das crianças. porquê? 💬 "porque dizia lá que NÃO" e💬 "o monstrinho azul ficou num sapo". 

o virar das páginas mudou a vida do nosso amigo o monstrinho azul. não podemos voltar atrás. então e se a história continuar? 

"Não abras este livro outra vez" - e agora?  abrimos o livro amarelo? 

entre SINS e NÃOS, pedi às crianças para levantar o braço e escolher. as mesmas pessoas levantaram o braço no SIM e no NÃO. eu fiquei muito confusa e sem saber o que fazer.

💬 "nós queremos saber o que vai acontecer mas diz para não abrir"

💬 "mas nós queremos saber o que vai acontecer!"

💬 "abre, abre."

bom, e abrimos o livro. e a vida do nosso amigo monstrinho azul mudou de novo. e agora? 

 

 

FD1pfCIX0AURAf9-1.jpg

 

investigação: será que este livro fala de amizade? 

 

na sala de amizade o grupo tem estado a trabalhar o tema dos animais. assim, resolvi levar o livro "Os animais estavam zangados" para falar de amizade. bom, na verdade precisava da ajuda do grupo para compreender se tinha escolhido bem o livro para falar de amizade.

depois da partilha da história - que trouxe recordações da visita que as crianças fizeram recentemente ao jardim zoológico - partimos para a investigação: este livro fala da amizade? 

💬 "o livro não diz que é da amizade"

💬 "os animais também são amigos?"

💬 "o que é ser amigo de alguém?" 

ser amigo de alguém é 💬 "brincar" e 💬 "partilha coisas". também pode ser 💬 "conversar sobre aquilo que aconteceu". será que os animais têm conversas dessas?

💬 "sim, os flamingos do jardim zoológico estavam a conversar".

porém, o nome da história deixou-nos a pensar se seria mesmo uma história de amizade. afinal, estar zangado não "bate certo" com a ideia da amizade. 

💬 "os animais estavam zangados porque partiu-se a amizade"

 

*

pensar, escutar e falar (peter worley) 

regresso a Peter Worley e ao seu mais recente livro Corrupting Youth para lembrar que o triângulo pensar, escutar e falar constitui o movimento básico e essencial para que a filosofia e o diálogo filosófico possam acontecer. 

não é fácil praticar o pensar e escutar e falar, um de cada vez. por vezes entusiasmamo-nos muito e falamos por cima uns dos outros e não conseguimos escutar-nos. outras vezes pensamos, mas não conseguimos muito bem falar do que pensamos. escutar é quase uma arte, nos dias que correm, com tantos estímulos a captar a nossa atenção.

estas dificuldades não são exclusivas das crianças do jardim de infância, são até bastante comuns entre os adultos 

temos todo um ano lectivo pela frente para praticar o pensar, escutar e falar! 

 

*

se pretende que as oficinas #filocri viajem até à sua escola,

jardim de infância ou biblioteca escolar, contacte-me através deste formulário