Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

filocriatividade | filosofia e criatividade

oficinas de filosofia e de criatividade, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / mediação da leitura e do diálogo / cafés filosóficos / #filocri

oficinas de filosofia e de criatividade, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / mediação da leitura e do diálogo / cafés filosóficos / #filocri

29 de Julho, 2015

filosofia [para crianças] | philosophy [for children]

joana rita sousa

 

IMG_4504.JPG

[PT]

 

têm sido divulgados vários textos sobre as metodologias da filosofia para crianças e os seus efeitos no desenvolvimento dos alunos. estamos a assistir ao momento "estudos comprovam que" em torno destas metodologias. 

é bom que isto aconteça: pelo facto do estudo comprovar/dar razão/sublinhar a muito daquilo que vejo acontecer em sala de aula ou em oficinas de continuidade e também pelo facto de motivar o diálogo e a discussão à volta deste tema.

 

a enteléquia facultou um agregado de links para o qual vos remeto, a partir DAQUI. 

 

no twitter e no facebook fui acompanhando e participando nalguns diálogos, nomedamente com o Pete Worley @the_if_man 

 

deixo o link para o seu último texto, AQUI

 

e peço-vos, ainda, que reflictam sobre estes dois artigos, que li recentemente e que me incomodam por motivos diversos. julgo que ambos se relacionam com a forma como estamos a lidar com as necessidades filosóficas das pessoas (lembrei-me agora que fiz uma tese de mestrado sobre isso!).

 

artigo 1: as crianças totós

artigo 2: as "novas" perturbações mentais 

 

[ENG]

 

there have been published various texts on the methodologies of philosophy for children and its effects on the development of students. what ee are witnessing  at the moment is a "studies show that" around these methodologies.

it is good that this happens: because the studies prove / give reason / underline many things that I see happening in the classroom or in continuity workshops and also because it motivates the dialogue and discussion around this topic.

 

the Enteléquia has provided an aggregate of links to which I refer you, from HERE.

 

on twitter and facebook i have been following and participating in some dialogues wih people like  Pete Worley @the_if_man

 

I leave the link to his latest piece, HERE

 

and I ask you also to reflect on these two articles, I read recently and that bother me for several reasons. I think that both relate to the way we are dealing with the people's philosophical needs  (I just remembered that I did a master's thesis about it!).

 

article 1: the geeks children
article 2: the "new" mental disorders

 

(please follow the links at the PT version. thank you.)