filosofia no jardim de infância: "eu tenho a mesma ideia da i., mas eu não quero concordar com ela"
[joana] preciso da vossa ajuda para me lembrar do que fizemos da última vez que estive aqui...
[a.] oh joana, tu dizes isso só para a gente aprender!
[joana] humm? podes explicar?
[a.] tu sabes o que fizemos da última vez, mas fazes essa pergunta do lembrar só para a gente aprender as coisas. tu lembras-te, eu vejo pela tua cara!
- jardim de infância, sala dos 3 / 4 anos
já na sala dos 4/5 anos o diálogo foi outro, ainda em torno do jogo "o que é uma pessoa?". sim, demoramos algum tempo nos trabalhos da filosofia pois não temos pressa. além disso, há várias coisas que precisamos observar, com atenção, por exemplo:
quando alguém afirma X e depois Y: o que significa isso? que mudou de ideias? ou que está confuso?
quais as consequências de escolher entre o SIM e o NÃO?
o que significa concordar com alguém? ou não concordar?
a propósito do concordar / não concordar, aqui fica um bocadinho do nosso diálogo:
[joana] a i. diz que a fotografia do félix deve ser arrumada no "não é uma pessoa" e tu?
[o.] eu também acho que está bem arrumada.
[joana] e a razão da i. para arrumar no "não é uma pessoa" é que o félix não fala a língua das pessoas. tens uma razão diferente?
[o.] o félix fala cadelês e não fala a língua das pessoas.
[joana] então concordas com a i.?
[o.] não.
[joana] humm, se tu arrumavas o félix no mesmo sítio e dizes que a razão é igual à da i...
[o.] é assim: eu tenho a mesma ideia da i., mas eu não quero concordar com ela...
e este foi o mote para trabalharmos o concordar / não concordar e o papel da vontade neste raciocínio...
para acompanhar o trabalho no jardim de infância 2018/2019: