filosofar com crianças e jovens
a partir de David Shapiro, autor de Plato was wrong!
se tem interesse em desenvolver momentos de diálogo (*) com o seu grupo, tenha em consideração estas ideias de David Shapiro, autor de Plato was wrong!
- o foco deve estar em ajudar as crianças e os jovens a desenvolver o seu próprio pensamento
e não em levá-los a dizer o que o adulto na sala acha que é o correcto ou adequado
- permitir que o diálogo aconteça a partir das suas questões ou ideias é uma forma de envolver os participantes no diálogo
o que muitas vezes nos faz abandonar o plano de trabalho que tínhamos preparado
- uma forma de iniciar o diálogo é: "este [texto / vídeo / imagem] fez pensar nalguma coisa? pensaram nalguma pergunta?
evitar conduzir o grupo no início: "acho que este texto fala de amizade, não acham?"
- fazer ligações entre as intervenções dos vários participantes, ajudando a que pensem e criem pensamento a partir das ideias uns dos outros
evitar ter pressa e parar para assinalar pensamentos que derivam de outros pensamentos
- partilhar com os participantes a novidade do seu pensamento recorrendo ao "nunca tinha pensado nisso" ou "acho que ainda ninguém tinha referido essa ideia. podemos explorar?"
é importante estar disponível para um novo olhar sobre o mesmo e para isso é preciso, por vezes, abdicar do plano de sessão que fizemos
- incentivar os participantes a dialogar uns com os outros e não somente para o adulto.
evitar que o adulto na sala seja o centro das atenções e focar as atenções no diálogo, que pode acontecer entre participantes, sem mediação do adulto
(*) caso não tenha formação na área: considere fazer formação, ler sobre o assunto e preparar-se para tal:
"Os professores têm de preparar-se, filosoficamente, para irem para uma sessão de Filosofia para Crianças, que implica, claro, conhecer técnicas, exemplifica.” (Gabriela Castro, Diário Insular, 13 de Maio 2023)
📷 Biblioteca CEAN, Maio 2023
(subscreva a newsletter filocriatividade para estar a par da minhas próximas formações.)