filosofar ao domingo de manhã, em família
hoje foi dia de voltar a Benfica, para filosofar. o desafio era pensar sobre a verdade e a mentira.
duas oficinas, dois jogos diferentes.
para a M., presença habitual nestas oficinas, a filosofia é "a joana traz umas cartas para nós fazermos um jogo. temos que fazer perguntas e dar respostas, conversamos todos sobre um tema. a joana escolhe um tema que ela acha que nós vamos conseguir perceber."
e lá demos início ao jogo, entre pessoas que já conheciam as oficinas e as suas regras e pessoas que foram pela primeira vez.
a oficina dos mais pequenos começou com um pequeno vídeo, com a história do Pedro e do Lobo. conhecem? pois foi assim que "aquecemos" os músculos do pensamento para o nosso jogo, onde arrumámos ideias em gavetas (imaginárias).
divertimo-nos muito com o jogo. para mim foi especialmente interessante ver como, na oficina dos mais novos, as crianças quiseram fazer o papel da facilitadora, fazendo as perguntas na hora de votarmos para arrumar as cartolinas. foi espontâneo e por esse motivo eu também participei na votação, como qualquer um dos participantes. também foi nesta oficina que uma das crianças estranhou o facto das mães estarem muito caladas e não participarem muito. e disse "não é justo, também têm que dar as vossas ideias".
no final, todos os participantes são convidados a falar sobre as oficianas: o que gostaram, o que não gostaram.
uma das mães presentes confessou ter ficado surpreendida, pois não conhecia a maneira das crianças pensarem as coisas.
a mãe T. justificou o seu agrado com a oficina pelo facto de ter sentido que "nós somos adultos e achamos que temos as ideias todas arrumadas e depois quando os ouvimos falar, até ficamos a pensar duas vezes nas coisas que achamos certas."
voltamos a filosofar em Benfica, no dia 12 de Fevereiro.
para receber a agenda actualizada das oficinas de filosofia, bem como outra informação relevante sobre filosofia para crianças, basta subscrever este blog, ali na coluna do vosso lado direito.