famílias destrambelhadas & perguntas sem trambelho
famílias destrambelhadas: um livro que me conquistou pelo título
este livro "tropeçou" em mim numa das visitas à bertrand. achei-o provocador e com boas linhas para investigação nas oficinas de filosofia. tem estado na prateleira à espera do seu momento para leitura e criação de agenda de discussão.
destrambelhar?
ao começar o meu mind map dei por mim a trabalhar o significado de destrambelhar: o que é uma família destrambelhada, mesmo ainda sem ler o livro? que características tem essa família? conhecemos alguma? e conhecemos famílias com trambelho? como são? o que fazem? - e só o colocar destas questões pode resultar numa oficina (ou duas) de filosofia. poderá ser um excelente início de diálogo para depois introduzir o livro.
jogo: investigação do destrambelho em cada uma das famílias
como o livro aborda várias famílias, desenhei um esquema de trabalho que prevê dividir o grupo em pequenos grupos, ficando cada grupo com uma das famílias para investigar. poderíamos aproveitar para
a) procurar o que há de destrambelhado naquela família;
b) indicar o que há de positivo no "destrambelho" da família (chapéu amarelo, seis chapéus, de bono);
c) indicar o que há de negativo no "destrambelho" da família (chapéu preto, seis chapéus, de bono);
a partilha seria feita para o grupo no seu todo e a partir daí aproveitaríamos para criar momentos de diálogo.
problematizar
uma vez que o livro é provocador em termos de afirmações que descrevem as famílias, poderá ser interessante promover a problematização de frases escolhidas pelos membros do grupo:
*
este exercício, tal qual o desenhei, parece-me adequado para grupos de crianças a partir dos 7/8 anos. julgo que os mais crescidos também irão gostar. o que lhe parece?
se pretende explorar possibilidades de trabalho nesta área e/ ou se procura formação one-to-one na área da filosofia para crianças e jovens poderá contactar-me via e-mail: info@joanarita.eu