Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

filocriatividade | filosofia e criatividade

oficinas de filosofia e de criatividade, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / mediação da leitura e do diálogo / cafés filosóficos / #filocri

oficinas de filosofia e de criatividade, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / mediação da leitura e do diálogo / cafés filosóficos / #filocri

31 de Outubro, 2022

Entre oficinas de perguntas e um Festival de Filosofia, a filocriatividade celebra o Dia Mundial da Filosofia

joana rita sousa

 

23659208_1762860277117990_6698360789990456590_n.jp📷 Festival de Filosofia de Abrantes, 2017

O Dia Mundial da Filosofia celebra-se a 17 de Novembro de 2022. Trata-se de uma comemoração assinalada pela UNESCO e que acontece na terceira quinta-feira do mês de Novembro.

Tal como já aconteceu em anos anteriores, a filocriatividade (filosofia para/com crianças e jovens - Joana Rita Sousa) dedica o mês de Novembro à celebração deste dia.

Entre formação para professores e educadores e oficinas para crianças e jovens, a agenda #filocriatividade procura chegar a vários públicos. Haverá oficinas de filosofia no jardim de infância, cafés filosóficos  (em parceria com a Bertrand Livreiros) e oficinas para crianças e jovens online (oficina do platão e philoTEEN), e ainda oficinas presenciais no Centro Cultural Malaposta

Nos primeiros dias de Novembro, Joana Rita Sousa estará por Almada a celebrar o #CentenarioSaramago com oficinas de filosofia. As Bibliotecas Municipais de Cascais e a Biblioteca Municipal de Palmela são destinos de formações pensadas para professores e educadores, em formato presencial. Haverá ainda uma formação online da Casa do Professor intitulada Como criar condições para o diálogo em sala de aula: o porquê e outras ferramentas (2.ª edição, a iniciar no dia 9 de Novembro).

“Irei continuar com a Comunidade de Leitores Adolescentes na Biblioteca Municipal de Torres Vedras, projecto que teve início em Outubro de 2022 e que irá acontecer durante o ano lectivo 2022/2023”, diz Joana Rita Sousa.

“Estou bastante entusiasmada com esta possibilidade de poder dinamizar diálogos em contexto de Comunidades de Leitores destinadas aos jovens. Há livros que são verdadeiros trampolins para a prática do parar para pensar e perguntar.”

De 16 a 19 de Novembro Joana Rita Sousa estará pelo Festival de Filosofia de Abrantes, com oficinas para a comunidade escolar e também para famílias. A cidade acolhe a 5.ª edição deste festival único em Portugal e cuja temática é “A Cidade como Marca”. 

Para celebrar a Filosofia durante e para lá do mês de Novembro, a filocriatividade disponibiliza ainda os encontros mensais do #ClubeDePerguntas, um Clube para quem pretende treinar pensamento crítico e criativo através de exercícios de criação e contemplação de perguntas. 

 

👉 consulte a agenda completa AQUI e subscreva a newsletter.