ecos do trabalho filosófico numa sala de jardim de infância
após ter visitado a Escola Portuguesa de Moçambique, em Maputo, em Setembro de 2011, para ministrar uma formação no âmbito da filosofia para crianças e criatividade, recebi este e-mail de uma das formandas, a A., educadora de infância:
Uma certa manhã, estávamos em grupo (19 crianças de 5 anos e educadora) a falamos sobre o corpo humano, e eis quando uma delas disse que o que estava na nossa cabeça era o cérebro e era onde estava o pensamento. A educadora aproveitando esta ideia, lançou então a questão para o grupo.
O que é o pensamento? O que significa pensar?
As respostas não se fizeram esperar…
Clhoé…é ter uma ideia. Para pensarmos precisamos de fechar os olhos e aparecerem as ideias. Temos que pensar bem, para sabermos muita matemática.
Amira…é pensar nas coisas e depois fazermos essas coisas. Por exemplo, quando vamos fazer um bolo, se nós não pensarmos e não fizermos assim, o bolo vai ficar feio.
Dalila…com o pensamento podemos imaginar coisas. Para pensarmos precisamos de calma.
Guilherme…pensar é usar o cérebro.
Carolina…é fazer bem os trabalhos de casa.
Afonso… pensar é pensar que sou o Cristiano Ronaldo.
Maria…é imaginar que estamos na lua. Podemos imaginar que vamos à piscina. Temos que pensar para podermos fazer tudo direitinho.
Ayman… pensar é usar a imaginação.
Shillan…é imaginar que estamos na lua.
Luna…pensar é ter boas ideias.
Diogo…é pensar que podemos ir ao espaço.
Ricardo A…para pensar usámos a cabeça.
Pedro…imaginar é pensar.
Nós pensamos quando estamos a puxar pelas ideias.
Algumas crianças quiseram pensar mais um pouco nas suas respostas, mas a conversa continuou e surgiu então alguém que disse que às vezes temos pensamentos maus.
Então digam lá o que é ter um pensamento mau?
…é pensar que temos poucos sapatos.
… é pensar que estamos a ser perseguidos por monstros.
…é sonhar com monstros e eles nos quererem comer.