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filocriatividade | filosofia e criatividade

oficinas de filosofia e de criatividade, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / mediação da leitura e do diálogo / cafés filosóficos / #filocri

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26 de Outubro, 2022

diálogos filosóficos no jardim de infância

joana rita sousa

 

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🦖 na sala do balão mágico explorámos o que é real / o que não é real.

como é que surgiu este tema? de uma observação e de uma pergunta. ao entrar na sala reparei no tapete cheio de brinquedos onde estavam imensos animais. perguntei às crianças:

o que é isto?

- ah, é um jardim zoológico de animais selvagens, dinossauros e animais domésticos.

tantos? - perguntei. e eles não se chateiam uns com os outros?

- oh joana, isso não é um zoo a sério!

 

👉 estava dado o mote para explorarmos o que são coisas "a sério" e coisas "a brincar". 

👉 assim foi: através de exemplos e de histórias explorámos o "a sério" e o "a brincar" - até que o pequeno "H" disse: "estamos a falar do que é real e do que não é real". sem que as pessoas adultas usassem este vocabulário (real / não real), este surgiu na fala de uma das crianças. 

👉  observar o que acontece em sala e escutar os crianças têm para nos dizer e o que lhes interessa é o que basta para iniciar um diálogo filosófico.

📍 planear diálogos? sim.
📍 improvisar a partir do que acontece em sala? sempre!

 

*

👉 se gostaria de saber mais sobre a filosofia para / com crianças e sobre a minha prática em sala, considere inscrever-se nesta formação junto da Casa do Professor (início a 9 de novembro, formato online).