diálogos filosóficos no jardim de infância
🦖 na sala do balão mágico explorámos o que é real / o que não é real.
como é que surgiu este tema? de uma observação e de uma pergunta. ao entrar na sala reparei no tapete cheio de brinquedos onde estavam imensos animais. perguntei às crianças:
o que é isto?
- ah, é um jardim zoológico de animais selvagens, dinossauros e animais domésticos.
tantos? - perguntei. e eles não se chateiam uns com os outros?
- oh joana, isso não é um zoo a sério!
👉 estava dado o mote para explorarmos o que são coisas "a sério" e coisas "a brincar".
👉 assim foi: através de exemplos e de histórias explorámos o "a sério" e o "a brincar" - até que o pequeno "H" disse: "estamos a falar do que é real e do que não é real". sem que as pessoas adultas usassem este vocabulário (real / não real), este surgiu na fala de uma das crianças.
👉 observar o que acontece em sala e escutar os crianças têm para nos dizer e o que lhes interessa é o que basta para iniciar um diálogo filosófico.
📍 planear diálogos? sim.
📍 improvisar a partir do que acontece em sala? sempre!
*
👉 se gostaria de saber mais sobre a filosofia para / com crianças e sobre a minha prática em sala, considere inscrever-se nesta formação junto da Casa do Professor (início a 9 de novembro, formato online).