Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

filocriatividade | filosofia e criatividade

oficinas de filosofia e de criatividade, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / mediação da leitura e do diálogo / cafés filosóficos / #filocri

oficinas de filosofia e de criatividade, para crianças, jovens e adultos / formação para professores e educadores (CCPFC) / mediação da leitura e do diálogo / cafés filosóficos / #filocri

08 de Maio, 2023

"de 1 a 10, acho que foi 1,5 chato"

notícias da #tourfilocriatividade

joana rita sousa

oficinas de filosofia em loures[na biblioteca municipal josé saramago, em loures]

📍 na semana passada tive oportunidade de viajar até à Venda do Pinheiro, Loures e Sobral de Monte Agraço.

📍 na mochila levei propostas para praticar o parar / pensar / escutar / dialogar com jovens dos 5.º, 6.º.e 9,º anos de escolaridade e também com famílias. 

 

oficinas de filosofia na venda do pinheiro

[oficina na biblioteca municipal da venda do pinheiro]

📍 os temas abordados foram trabalho & tecnologia, alterações climáticas e a liberdade. mesmo partindo de uma mesma provocação filosófica (por exemplo, a oficina sobre a liberdade tinha como partida imagens Wonder Ponder), as oficinas desenrolaram-se de modo distinto, seguindo o fio de pensamento que cada grupo criou. 

 

📍 numa das oficinas e ao mencionar que estávamos ali para uma oficina de filosofia, uma das jovens disse: "oh, se é filosofia vai ser chato".

📍 perguntei a razão para tal observação e a resposta foi: "é que eu tive filosofia quando andava no 1.º e 2.º ano e era muito chato." 

📍 assumi o compromisso de perguntar no final da oficina se a ideia de que a filosofia era chata se mantinha ou não.

📍 assim fiz e no final pedi àquela jovem para partilhar quão chata tinha sido a oficina, de 1 a 10 (1 era pouco chato e 10 era super chato).

📍 a resposta: "foi 1,5 chato. é que tivemos aqui a ver pontos de vista de várias pessoas e a ver se concordamos, se não concordamos e foi bastante divertido e teve interesse para o assunto."

*

📍 algumas das ferramentas (pensamento crítico e criativo) que treinámos nestas oficinas foram: concordo / não concordo, a justificação das ideias, a argumentação, a associação ou relação entre imagens e conceitos, a diferença entre perguntar e comentar. 

 

*

 

ℹ️ a agenda filocriatividade 2023/2024 já está aberta

e ainda há a possibilidade de desenvolver algumas oficinas em julho,

em espaços que proporcionem actividades de verão.

pode contactar-me através deste formulário

 

 

2 comentários

Comentar post